Vendedor virtual; redes sociais estão ligadas ao endividamento das pessoas

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Economia brasileira convive com altos índices de inadimplência dos consumidores

Um estudo do Instituto Locomotiva mostrou que 59% dos endividados consideram que a falta de acesso a informações de qualidade sobre educação financeira impactam muito em suas finanças.

Outros 41% acham que o acesso a serviços públicos gratuitos, como creches com horário estendido e mais próximas de suas casas ou do trabalho, traria mais impacto positivo na vida financeira.

Sobre os círculo de convivência que influenciam na vida financeira, a pesquisa captou que cresceu a percepção de que as redes sociais são quem mais exercem “má influência” sobre esse tipo de decisão.

Quando convidados a responder quem mais incentiva um mau comportamento financeiro, 23% dos endividados responderam que eram as redes sociais – no ano passado esse percentual era de 16%.

Os programas de TV aparecem em segundo lugar, com 13% das respostas, seguidos por “amigos”, com 11%.

Por outro lado, o cônjuge (marido ou esposa) apareceu em primeiro lugar (27% das respostas) na lista de quem incentiva um bom comportamento. Curiosamente, as redes sociais ficaram em segundo lugar, com 17% das menções.

Os inadimplentes também citaram que uma situação de dívida atrasada tem forte efeito em sua vida pessoal: 92% acreditam que impacta negativamente na vida de forma geral; 86% citam impacto negativo no sono; e 98% Acreditam que o fato de estar endividado impacta negativamente ao menos em um aspecto da vida.

Além disso, 88% disseram que essa condição afeta sua felicidade, 80% veem piora na convivência com os amigos, 75% alegaram problemas com o apetite e 78% admitiram que há reflexos negativos na vida amorosa.

Boa parte desses efeitos estão ligados à forma como a cobrança das d´vidas é feita pelos credores. A pesquisa apontou que tem crescido a queixa de pessoas que se dizem desrespeitadas no momento de cobrança do débito.

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, comentou em entrevista coletiva que as empresas que souberem acolher esses brasileiros durante o processo de cobrança e renegociação, vão se favorecer quando esses inadimplentes recuperarem a condição de tomadores de crédito.

Fonte: Infomoney


+ Política