Veja quais são os assuntos que mais geram reclamações dos consumidores no Procon

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 10 de setembro de 2021 às 21:30
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O consumidor conhece os seus direitos e sabe que o CDC é sua ferramenta de defesa; ele pode acionar o Procon para registrar sua reclamação

O Código de Defesa do Consumidor é a principal ferramenta para fazer valer os direitos de quem compra

No primeiro semestre deste ano, os dez assuntos que mais levaram o consumidor às unidades do Procon no estado de São Paulo foram:

Telecomunicações, com 41.668 queixas, seguido por instituições financeiras, com 40.709 queixas. Depois vem as reclamações sobre energia elétrica, com 18.625; itens de vestuário, com 18.449.

Na sequência aparecem as reclamações contra as agências e operadoras de viagens, com 15.568; instituições de ensino, com 13.237; aparelho celular, com 12.358; serviços de diversão, lazer e cultura, com 10.297; móveis, com 10.155 e supermercados, com 8.826.

Ranking de reclamações

Já durante todo o ano de 2020, os dez assuntos mais demandados foram:

Energia elétrica (93.484 reclamações); telecomunicações (74.944 reclamações); instituições financeiras (62.314 reclamações); vestuário (46.675 reclamações); aparelho celular (26.048 reclamações);

O ranking das reclamações continua com as instituições de ensino (25.296 reclamações); agências e operadoras de viagens (24.442 reclamações); móveis (21.283 reclamações); serviços de diversão, lazer e cultura (18.629 reclamações) e aparelho de TV (16.133 reclamações).

Como reclamar

“Nesse aniversário de 31 anos de CDC, nossa mensagem aos consumidores é não se conformar com injustiças, vocês têm o Procon ao seu lado. Façam valer os seus direitos!”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

Hoje, o consumidor conhece os seus direitos e sabe que o CDC é sua ferramenta de defesa; ele pode acionar o Procon-SP para ser orientado e registrar sua reclamação.

O atendimento do Procon-SP, que é gratuito, pode ser feito pelo site www.procon.sp.gov.br ou o app ProconSP, sem burocracia e com a praticidade de não precisar sair de casa para resolver o problema.


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