Veja por que você deveria parar de beber café logo depois de acordar!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 15 de agosto de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialistas apontam que existe uma hora certa para investir na cafeína para se manter alerta ao longo do dia. E ela não é de manhã cedo

Se você é daqueles para quem o dia só começa após uma xícara de café, é melhor repensar esse hábito!

 

O seu dia só começa depois de uma xícara de café? Talvez seja a hora de repensar o hábito.

Embora uma dose de cafeína seja uma forma comum e eficaz de se manter alerta para o dia que está por vir, atrasar um pouco a ingestão da bebida pode potencializar o efeito benéfico que ela proporciona, além de evitar possíveis excessos.

“A melhor alternativa para elevar sua energia é recorrer à cafeína por volta de três a quatro horas depois de acordar”, aconselhou a nutricionista Laura Cipullo em entrevista ao site CNBC Make It.

A resposta para essa questão gira em torno do cortisol — também conhecido como hormônio do estresse, liberado naturalmente pelo corpo todas as manhãs, junto à adrenalina.

Quando o organismo percebe que é a hora de acordar, são essas substâncias que ele envia para fornecer energia e te manter concentrado e alerta.

“As substâncias liberadas pelo corpo fazem com que o açúcar no sangue (glicose) aumente, então, você tem bastante combustível disponível”, explicou o cirurgião cardiotorácico Steven Gundry ao Huffington Post.

“Se você adicionar a essa energia natural aquela que obtém com a cafeína, os dois estimulantes podem entrar em conflito e fazer você se sentir mais nervoso do que o normal”.

Para evitar excessos, a recomendação dos especialistas é aguardar até que a sua energia comece a diminuir naturalmente, para dar aquele impulso com a cafeína.

Se esperar três a quatro horas for motivo de incômodo para você, aguardar pelo menos uma hora também ajuda.

Sistema digestivo

Além do potencial de te deixar agitado e nervoso, existe outro motivo pelo qual você deveria esperar um pouco para tomar sua primeira xícara de café do dia. Ingerir cafeína com o estômago vazio é prejudicial à saúde.

Especialmente a longo prazo, a prática pode trazer problemas ao sistema digestivo, alterar o sistema nervoso e desequilibrar o ritmo circadiano.

*Informações Metrópoles


+ Bem-estar