Veja pela previsão o que esperar do tempo em outubro no Estado de SP

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de outubro de 2018 às 13:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca terá menos chuva que a média normal histórica para o mês de outubro

A chuva de outubro no estado de São Paulo vai continuar bastante irregular ao longo do mês e também na distribuição sobre a maioria das regiões do estado. Esta irregularidade será sentida especialmente pelo interior paulista.

Várias frentes frias vão passar pelo litoral paulista no decorrer do mês de outubro, mas quase todas terão um deslocamento oceânico. Assim, a maior influência das frentes frias será no leste do estado, região mais próxima do mar.

Para o interior do estado, não há expectativa de dias com chuva generalizada e persistente, apenas pancadas de chuva provocadas basicamente por causa do calor e da disponibilidade adequada de umidade no ar. Há risco de temporais, mas em pequenas áreas. A maior concentração de chuva deve ocorrer na última semana do mês.

A chuva de outubro, no final do mês, deve ficar abaixo da média histórica na maioria das  regiões do interior paulista. A maior deficiência de chuva deve ocorrer no norte e noroeste do estado de São Paulo. 

Assim, regiões como a de Franca, Ribeirão Preto, Barretos, São José do Rio Preto e Araçatuba devem esperar por menos chuva do que a média normal para o outubro, que varia, em média, de 100 a 150 mm.

Foto: Santos Albuquerque. São Paulo/SP

Temperatura

Outubro será um mês quente para os paulistas. O ar polar das frentes frias que passarem pelo litoral paulista terá pouco efeito. A sensação de calor vai predominar ao longo do mês. A tendência geral é de que o mês seja um pouco mais quente do que normal e também um pouco mais quente que setembro. Temperaturas entre 37°C e 40°C poderão ser observadas em alguns dias no norte e oeste do estado.

As frentes frias de outubro vão passar quase todas pelo mar e vão ter maior influência no leste do estado. Por isso nesta parte do estado, onde está a Grande São Paulo, ainda poderemos ter alguns dias relativamente frios.

Mas isto não vai eliminar a possibilidade de que a cidade de São Paulo bata o recorde de calor para 2018 durante o mês de outubro. O mais provável é que isto ocorra na terceira semana do mês.  Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura na cidade de São Paulo este ano foi de 33,7°C, em 24 de janeiro.

Outubro de 2018 poderá ter calor semelhante ao do ano passado na cidade de São Paulo. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, das 5 maiores temperaturas de 2017, três ocorreram em outubro. A maior temperatura do ano passado foi de 34,7°C, em 11 de outubro.

Confira as maiores temperaturas de São Paulo em 2018, até 28 de setembro, e os cinco mais quentes de 2017

Calor em 2017

Calor em 2018

34,7°C  – 11 de outubro

33,7°C – 24 de janeiro

34,6°C  – 19 de fevereiro

33,6°C – 14 de março

34,5°C  – 12 de outubro

33,4°C – 24 de setembro

34,5°C  – 13 de outubro

32,8°C – 9 de fevereiro

34,0°C  – 18 de fevereiro

32,4°C – 23 de setembro


+ Tempo