Veja como acompanhar o raro eclipse da Lua de Sangue em Franca neste domingo (15).

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 15 de maio de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em Franca, com o céu limpo, será possível observar o eclipse total da Lua de qualquer região da cidade: astro estará no alto do céu

O primeiro eclipse lunar do ano acontece neste final de semana. E temos dois motivos para comemorar: ele será do tipo total, o mais belo; e o Brasil estará privilegiado, bem no centro da zona de observação.

Na noite de domingo (15) para segunda-feira (16), o fenômeno ficará visível em todo o Brasil. Em Franca, com o céu limpo, será possível observar o eclipse de qualquer região.

Como observar?

Segundo publicação do portal UOL, não é preciso qualquer proteção ou instrumento especial para observar. Basta olhar diretamente para a Lua. Encontrar a Lua cheia (um eclipse sempre acontece nesta fase) não será difícil: ela nasce por volta de 17h15, a leste.

Na hora do eclipse, estará bem no alto do céu. O fenômeno será visível de qualquer ponto do território brasileiro. Com uma câmera fotográfica com lente zoom, é possível obter registros incríveis.

Alguns canais do YouTube transmitirão o eclipse lunar em tempo real, como o da Nasa, do Observatório Nacional e do Observatório Astronômico Rei do Universo (OARU).

Astrônomos estimam que cerca de um terço dos eclipses da lua sejam totais. De um mesmo país, é possível ver um eclipse lunar total aproximadamente a cada 2,5 anos. Só se repetirá no Brasil em 2025 – mas não será contemplada a totalidade de nosso território, como neste.

Confira o cronograma, segundo notícia do UOL.

22h32: eclipse penumbral –a sombra da Terra começa a tocar a face da Lua

23h27: eclipse parcial — a Lua vai ficando avermelhada

00h29: início do eclipse total — Lua fica bem vermelha

1h11: eclipse máximo — a Lua está bem no centro da sombra da Terra

1h53: fim do eclipse total

2h55: fim do eclipse parcial 3h50: fim do eclipse penumbral.

O fenômeno do final de semana é realmente raro. Aproveite.


+ Astronomia