Veja as dicas para prolongar a vida útil de suas roupas na máquina de lavar

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 3 de abril de 2024 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Conheça alguns segredos importantes para lavar suas roupas na máquina corretamente e ainda mantê-las em ótimo estado

Lavar roupas pode parecer uma tarefa simples, mas se não prestarmos atenção aos detalhes, podemos acabar danificando nossas peças favoritas.

Aqui estão algumas dicas essenciais para lavar suas roupas corretamente e mantê-las em ótimo estado:

01. Preste atenção aos programas de lavagem

Evite programas de lavagem muito agressivos e centrifugação máxima, especialmente para peças delicadas como lã e seda. Máquinas modernas oferecem uma variedade de programas adaptados a diferentes tipos de tecido, como lã, seda e tecidos sintéticos.

02. Lave as roupas do avesso

Isso ajuda a evitar danos causados pelo atrito dentro do tambor da máquina de lavar. Virar as roupas do avesso protege suas superfícies externas de empecilhos e fricção excessiva.

03. Não sobrecarregue a máquina de lavar

Uma máquina sobrecarregada não lava eficientemente e pode causar rugas excessivas. Evite encher demais o tambor para garantir uma lavagem eficaz.

04. Trate as manchas difíceis antes de lavar

Use produtos específicos para remover manchas difíceis antes de lavar as roupas. Isso garante resultados melhores e evita que as manchas se espalhem para outras peças durante a lavagem.

05. Atenção à temperatura da água

Fibras sintéticas podem ser danificadas por altas temperaturas. Lave a maioria das roupas entre 30 e 40 graus ou a frio para peças delicadas.

06. Use amaciante

O uso de amaciante é recomendado, especialmente para peças de fibras sintéticas como acrílico, poliamida e poliéster. Segundo o portal Informe Brasil, isso proporciona uma sensação suave ao toque e elimina a carga eletrostática.


+ Casa e Decoração