Veja algumas dicas para identificar se seu cãozinho de estimação está com frio

  • Nene Sanches
  • Publicado em 9 de julho de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Observar os sinais é importante para garantir o conforto e o bem-estar do seu animal de estimação durante o período de frio

Assim como os humanos, os cachorros podem sentir frio durante o inverno. Além disso, é importante lembrar que eles também podem sofrer os efeitos negativos do frio, como desconforto, hipotermia e problemas de saúde relacionados a essa época do ano.

No entanto, cada cachorro é único e a sensibilidade ao frio pode variar de uma raça para outra e depender da idade e do porte do animal.

“Um pinscher, por exemplo, tem aquele pelo curtinho e pouca massa muscular, o que faz com que ele sinta mais frio que um akita ou um husky siberiano, que têm pelagem muito mais longa e são originários de regiões de baixas temperaturas”, explica Fernanda Pereira Risoli, médica veterinária e coordenadora de pronto-socorro do Veros Hospital Veterinário.

Portanto, é fundamental estar atento aos sinais individuais do seu animal e tomar medidas para garantir seu conforto, como fornecer abrigo aquecido, roupas apropriadas e ajustar a temperatura do ambiente. Por isso, a seguir, confira algumas dicas de como identificar se o seu cachorro está com frio!

Tremores

Um dos sinais mais óbvios de que um cachorro está com frio é quando ele começa a tremer. Os tremores podem ser leves ou intensos, dependendo da sensibilidade do cachorro e da temperatura ambiente.

Busca por abrigo

Se o cachorro estiver com frio, é comum que ele procure um local mais quente para se abrigar. Ele pode se encolher em um canto, procurar por cobertores ou tentar se aconchegar próximo a fontes de calor.

Postura encolhida

Quando sentem frio, os cachorros tendem a se encolher e encurvar o corpo, buscando manter o calor próximo ao corpo. Eles podem curvar as costas, abaixar a cabeça e encolher as patas dianteiras.

Comportamento agitado

Alguns cachorros podem ficar agitados quando estão com frio, andando de um lado para o outro, rolando no chão ou arranhando portas e móveis. Essa agitação pode ser uma tentativa de se aquecer ou chamar a atenção do tutor.

Pelo arrepiado

Quando sentem frio, os pelos do cachorro podem se arrepiar, formando uma camada extra de isolamento térmico. Isso pode ser facilmente observado em áreas como a região dorsal e ao longo da coluna vertebral.

Extremidades frias

Segundo o portal Terra, as patas e o focinho do cachorro podem ficar frios ao toque quando estão com frio. É importante notar se essas áreas estão geladas, pois pode indicar desconforto térmico.


+ Animais