Vai viajar? Saiba quais são os cuidados que você deve ter com a casa

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 11 de fevereiro de 2024 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muitas pessoas não pensam nessas questões antes ou durante uma viagem, mas cuidados com o lar podem te livrar de perrengues

Viajar é ótimo, mas alguns cuidados básicos são necessários para evitar dores de cabeça com a casa – foto Freepik

 

Viajar é tudo de bom! Seja um passeio para uma cidade mais perto de casa ou um deslocamento maior até outro país, são sempre dias inesquecíveis e cheios de momentos divertidos.

Porém, você já pensou no que pode acontecer com o seu lar se você não tiver certos cuidados?

Você provavelmente já ficou na dúvida se tinha desligado algum aparelho de casa antes de sair, por exemplo, entretanto esse é apenas uma das várias atenções que é preciso ter quando se vai viajar.

Afinal, mesmo viajando, o morador ainda receberá correspondências e poderá ter outras demandas ligadas ao lar.

Por isso, o advogado Jossan Batistute, sócio do Escritório Batistute Advogados, separou algumas situações que exigem cuidado nesse sentido para te ajudar:

Preste atenção com quem vai deixar a chave

Muita gente leva a chave do seu imóvel consigo, todavia pode ser bom deixar pelo menos uma cópia dela com alguém, para se for necessário fazer algo na casa enquanto estiver fora.

Essa pessoa também pode regar as plantas ou cuidar de seus pets, por exemplo. Jossan recomenda deixar a chave com algum parente ou amigo de confiança, contudo sempre avisar um síndico, zelador, porteiro ou vizinho sobre quem está com essa responsabilidade.

Avise sobre prestações de serviços

Algumas pessoas gostam de marcar certas prestações de serviços na casa para os dias em que vão estar na viagem. Se for o caso, é imprescindível avisar por escrito o condomínio, seja a portaria, zeladoria ou administração.

Deixe ainda preenchida a autorização de entrada dos prestadores do serviço e avise-os sobre regras e regulamento do condomínio.

Ademais, sempre deixar alguém responsável por acompanhar a entrada e a saída, ou o próprio serviço.

Desligue tudo

Esse é um dos mais importantes cuidados com o lar durante a viagem. Lembre-se de desligar da tomada o que for possível antes de sair.

Isso inclui qualquer equipamento que não vai ser utilizado, como televisão, micro-ondas, cafeteiras, etc. Fechar registros de água e gás e apagar as luzes são outras medidas importantes para evitar acidentes.

Pense em fazer uma procuração pública

Dependendo do tempo que o morador ficará fora do imóvel, uma recomendação é fazer uma procuração pública, dando poderes a alguém de confiança para tratar a respeito de temas diversos que envolvem o imóvel.

Essas situações podem ser questões com concessionárias de serviços públicos (água e luz), síndicos, órgãos públicos diversos, bancos, entre outros.

Com esses cuidados com o lar, você pode ficar em paz e se divertir muito durante a viagem!

*Informações Alto Astral


+ Segurança