Uniforme escolar: qual o segredo para manter as roupas sempre limpas? Descubra aqui!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 20 de fevereiro de 2022 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A volta às aulas da criançada vem deixando muitas mães de cabelo em pé; entenda como limpar o uniforme escolar do jeito correto

Manter a limpeza dos uniformes da escola é tarefa árdua para qualquer mãe

 

O uniforme escolar é um item obrigatório em muitos colégios, afinal de contas, ele possui a sua importância.

A peça de roupa serve para padronizar os alunos e oferecer segurança em caso de algum acidente, por exemplo.

Contudo, o retorno presencial das escolas está aí para mostrar às mamães que esse traje é capaz de causar pânico no momento da lavagem.

Muitas instituições adotam a cor branca para a roupa, o problema é que com o tempo a lavagem pode desgastar a peça e a própria tonalidade, deixando um amarelado bem feio, não é mesmo?

Há ainda uma outra questão importante: a Covid-19. O vírus ainda está em atividade, então é muito importante que a higienização seja feita do modo correto.

Por isso, José Previero, especialista em higienização, separou algumas dicas para a hora de lavar essas peças. Confira a seguir:

1. Separe as peças brancas das coloridas
Muita gente tem preguiça de separar as peças brancas das coloridas, né! Quem nunca cometeu esse erro por aí? Só que além de evitar manchas, lavar as roupas brancas sozinhas serve para evitar esse aspecto de encardido.

Para aqueles que possuem o uniforme escolar colorido, não é necessário separar as demais peças de outra cor.

No entanto, o especialista recomenda que, se os uniformes possuírem tipos de tecidos diferentes, como algodão, poliéster ou moletom, é aconselhável fazer a divisão das peças e lavar juntos apenas os tipos de tecidos iguais.

2. Pré-lavagem
A segunda recomendação diz respeito à pré-lavagem. A recomendação é que, caso o uniforme escolar esteja muito sujo, ele seja colocado de molho por minutos antes da lavagem.

Caso você perceba que apenas o molho não funcionou, é hora de realizar uma lavagem manual com escovas de cerdas macias.

Para essa etapa, o especialista recomenda o uso de um tira-manchas sem cloro, assim, a sujeira pode ser removida por completo sem danificar a cor da roupa.

3. Lavagem do uniforme
Nesta etapa, é importante você prestar atenção no volume de roupas e na quantidade de produto utilizado para a lavagem da roupa. Neste caso, José recomenda que sejam acrescentados pelo menos dois enxágues na máquina.

Isso serve tanto para retirar todo o resíduo de produtos que estejam no uniforme escolar, quanto para evitar manchas e possíveis alergias na pele dos pequenos!

4. Secagem
Outra etapa muito importante para os uniformes escolares é a secagem. É comum pensar que ao expor as peças no sol elas vão secar mais rápido, e isso é fato.

O problema é que a luz solar pode desbotar e até mesmo encolher as roupas. Para isso, a recomendação é que a secagem seja feita em local fresco e ventilado.

5. Passar a roupa
Chegamos à etapa final do ciclo de lavagem! Depois de lavar, chegou a hora de passar o uniforme escolar. Lembre-se de virar a peça ao contrário, tudo bem?

Muitos uniformes possuem estampas emborrachadas e brazões que, em contato com o ferro, podem trazer danos para a roupa.

*Informações Alto Astral


+ Casa e Decoração