Um ingrediente ajuda a envelhecer mais rápido, diz a ciência. Saiba qual

  • Salvador Netto
  • Publicado em 21 de dezembro de 2020 às 18:33
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 12:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Processo de envelhecimento também passa pelo que o indivíduo come e a sua quantidade

A sua dieta pode acelerar o processo de envelhecimento. De acordo com um estudo recente, realizado por investigadores da Tufts University, as dietas ricas em açúcar causam a acumulação de toxinas associadas a doenças relacionadas à idade e prejudicam a capacidade natural do nosso corpo de eliminar essas toxinas – é um duplo golpe.

“Começamos entender as muitas maneiras pelas quais o excesso de açúcar compromete muitas funções corporais”, disse um dos autores, Allen Taylor, citado pela “Eat This, Not That!”.

Consumir açúcar em excesso pode ainda deixar-nos em risco de doenças relacionadas à idade, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes e degeneração macular relacionada à idade – uma doença ocular que causa perda de visão.

É assim que funciona: há uma proteína, p62, que desempenha um papel essencial em manter as nossas células saudáveis, eliminando subprodutos prejudiciais de dietas com alto teor de açúcar – os AGE’s, associados a danos celulares relacionados à idade. 

Quanto menos p62 tivermos, mais esses AGEs prejudiciais se acumulam. Além disso, comer muito açúcar não só faz com que esses AGEs prejudiciais se acumulem no seu corpo, como também pode comprometer as funções da p62.

Resumindo, o açúcar aumenta a quantidade de toxinas e prejudica os mecanismos que o nosso corpo usa para nos proteger delas.