Tomar chá realmente ajuda na digestão? Veja o que especialista diz!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 21 de maio de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com benefícios como alívio de inchaço e flatulência, a bebida pode ser um jeito de suavizar sintomas da má digestão

Chá é uma das bebidas mais apreciadas do mundo e com uma série de benefícios – foto Freepik

 

Uma das bebidas mais apreciadas do mundo, o chá caiu no gosto da história humana há séculos, com uma trajetória que remonta à China dos anos 2.737 a.C.

A sua praticidade no preparo e sabor agradável, porém, são apenas uma parte do motivo pelo qual as folhas e suas infusões são tão populares: com tradição vinculada a propriedades medicinais, o chá se tornou, ao longo do tempo, um hábito saudável – e, dependendo dos compostos bioativos, um ótimo aliado do organismo, ajudando, por exemplo, na melhora da digestão.

De acordo com Raquel Magalhães, terapeuta Ayurveda, a bebida, em si, pode trazer inúmeros benefícios à saúde: “Segundo a Ayurveda, o sistema tradicional de medicina indiana, o chá pode atuar positivamente na imunidade, com antioxidantes que fortalecem mecanismos naturais de defesa do corpo, e desempenhar uma função detox, eliminando toxinas e apoiando a função hepática saudável,” explica.

“Além disso, a infusão alivia o inchaço e apoia movimentos intestinais saudáveis, estimulando a digestão,” continua a profissional”.

“A harmonia entre essas funções é justamente o que garante o bem-estar – “ter imunidade e digestão ótimas significa saúde, já que a imunidade baixa reduz a nossa capacidade digestiva e vice-versa.”

Mas a má digestão também pode ocorrer por outros fatores, acrescenta Viviane Lago, nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Nutrição.

“O consumo elevado de alimentos e a ingestão de ar na hora que estamos comendo podem ser alguns dos fatores por trás de sintomas como dor abdominal, refluxo e sensação de saciedade precoce da condição,” aponta.

Nesses casos, os chás podem contribuir conforme os compostos bioativos presentes nas plantas. Viviane conta que, se consumida antes das refeições, a bebida pode auxiliar na redução de gases e incômodos abdominais frequentes da má digestão.

“As substâncias amargas presentes nas plantas medicinais podem estimular a digestão ao aumentar a produção do suco gástrico e proteger o estômago com uma camada protetora,” diz.

“Elas [substâncias] também podem reduzir o tempo de jejum que causa a dor ao estimular o apetite, fazendo a pessoa comer mais vezes e em menores volumes”, complementa.

Entre as opções de chá recomendadas para sistemas digestivos ineficientes, estão a hortelã, que auxilia na flatulência e na melhora de cólicas, e a espinheira-santa, muito conhecida para uso no desconforto gástrico devido a suas capacidades anti-inflamatórias e antibacterianas.

“A cúrcuma também é associada à proteção gástrica,” explica Viviane. “Ela tem potencial atividade anti-inflamatória e pode ser usada como preventiva e, em alguns casos, contribui no tratamento de gastrite e úlceras e alivia sintomas de gases.”

Raquel recomenda, por sua vez, o chá verde, a camomila e a canela como infusões que atuam simultaneamente nos sistemas imunológico, digestivo, excretor e neurológico.

Para incorporar a bebida na rotina, a profissional sugere, ainda, que o consumidor encontre o horário ideal para desfrutar da infusão.

“Ao acordar, após o almoço e até 2 horas antes de dormir são boas opções – nesses casos, gengibre, canela e lavanda, respectivamente, são pedidas ideais.”

Escolher as plantas conforme a estação também pode ser uma aposta interessante para desfrutar de seus benefícios.

“No inverno, dê preferência para ingredientes quentes, como especiarias que aquecem o corpo e, também, auxiliam na digestão

Viviane ressalta, porém, que independente da escolha do chá medicinal, a orientação de um profissional deve ser referência para uma prescrição segura e eficaz.

Além disso, Raquel acrescenta que a moderação é essencial. “É preciso estar atento às suas próprias condições de saúde e consultar um profissional de saúde em caso de dúvidas, já que certos chás e ervas podem ter efeitos colaterais e interagir com medicamentos.”

*Informações Casa & Jardim


+ Bem-estar