Ter uma vida mais feliz se resume a três perguntas simples, segundo Steve Jobs

  • Robson Leite
  • Publicado em 9 de março de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Steve Jobs foi um criativo empresário do setor da informática, que morreu precocemente em 2011, mas deixou muitos exemplos

Foi em 2005 que Steve Jobs, cofundador da Apple, fez um discurso em uma formatura da Universidade Stanford e falou a sua famosa frase: “Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa.”

Até hoje, a fala de Jobs serve de inspiração e traz reflexões sobre a felicidade.

Com base nesse e em outros ensinamentos do empresário, o Inc. listou as três perguntas que deveríamos fazer para ter uma vida mais feliz, conforme publicação da revista PEGN.

Confira:

01. Eu estou vivendo a vida que eu desejo e realizando o trabalho que eu gostaria?

Após o seu diagnóstico de câncer de pâncreas naquele mesmo ano, Steve Jobs começou a viver cada dia como se fosse o último. Diferentemente do que podemos imaginar, entender a limitação do nosso tempo na Terra, em vez de causar sentimentos negativos, pode nos faz aproveitar os momentos da melhor maneira possível.

Para o empresário, encarar a morte foi uma das ferramentas mais importantes para ele tomar grandes decisões.

02. “Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu gostaria de fazer o que estou prestes a fazer hoje?”

Após o diagnóstico, Jobs fez essa pergunta para si mesmo todos os dias. Ele sabia que se a resposta fosse “não” por muito tempo, algo teria de mudar. Se a resposta fosse “sim”, significava que ele estava seguindo o seu propósito e fazendo aquilo por que era apaixonado.

Tente fazer esse questionamento também. Porém, cuidado para não mentir para si mesmo. Admitir que não está vivendo a vida que desejava pode ser assustador, mas somente assim você se aproximará dela.

03. Eu estou fazendo o que eu amo?

Quando fazemos o que amamos é mais fácil ver os propósitos da vida, obtendo energia para acordar todos os dias.

Trabalhar com o que gostamos nos deixa mais felizes e produtivos, afinal, o trabalho ocupa grande parte da nossa vida. Encontrar o que amamos fazer é um passo importante para chegar mais perto da felicidade.


+ Comportamento