Reinado do make zero chega ao fim e as cores e traços marcantes se destacam

  • Entre linhas
  • Publicado em 30 de outubro de 2015 às 10:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Indo completamente em contraponto às últimas temporadas, o nude sai de cena e dá a vez ao colorido

​O reinado do “make nada” parece ter finalmente chega ao fim. Mas o que vai dar o “tom” no verão 2016? Segundo as tendências apontadas nas passarelas, indo completamente em contraponto às últimas temporadas, o nude sai de cena e dá vez às cores que chegam com tudo.

E o segredo da maquiagem para o verão 2016 está em uma pele bem hidratada, corrigida e iluminada. “Apesar de tantas cores, o principal deve estar na pele: iluminar bem para contrastar com os pigmentos mais coloridos”, explica a maquiadora Vanessa Pimenta, que completa: “a pele vai estar em evidência e precisa transmitir naturalidade. Para obter esse resultado, o ideal é apostar em produtos cremosos e líquidos, que deixam a pele mais fresh e o efeito mais natural”, orienta.

Para os olhos, tons cintilantes, azul, dourado e cobre serão os queridinhos da nova estação. “A inspiração vem dos anos 70, época em que as cores mandavam nos looks e o efeito mais cremoso na pele era inconfundível”, esclarece Vanessa.

Nessa onda, o delineado azul é uma tendência que voltou, por ser a “cara” do verão, mar praia. Beleza “acqua”, um visual vibrante e alegre na maquiagem: olho azul e lábios suaves. “É mais elegante usar cores mais discretas nos lábios quando os olhos são destacados dessa maneira. E, funciona muito bem não é mesmo? Assim não tem como errar a combinação de cores”, destaca. Segundo ela, é mais elegante usar cores mais discretas nos lábios quando os olhos são destacados dessa maneira. Aqui, a aposta é manter os lábios super hidratados e com um batom sem cor ou cores mais claras. Rosa claro, laranja e pêssego ficam muito delicados e dão um ar saudável.

As cores da estação

Em contrapartida, para quem não abre mão do colorido, as bocas ganham texturas mate nos tons laranja, vermelho claro, rosa opaco, entre outros. 

Para a noite, aposte no berinjela e vinho, que seguem do inverno para as estações mais quentes e são a aposta grunge. “O roxo é a cor da estação – em todos os tons, principalmente os mais fortes. E o rosa não fica atrás. E para quem gosta de cremosidade, o gloss vai estar com tudo – dos desbotados aos super brilhantes”, salienta a maquiadora.

Outra ideia de maquiagem para o verão 2016 é criar efeitos com o delineador gráfico sobre as pálpebras, por exemplo, um cílio desenhado no local. Essa tendência vista nos anos 1960 e 1970, não é para ser usada durante o dia, mas fica legal e descontraído. Agora se você não quer ousar tanto, o make com delineado gatinho é bem charmoso e continua em alta. Ele aparece em várias versões e as mais usadas são o traço fino e mais longo ou um pouco mais grosso e com a ponta mais discreta.

Mas se você prefere a maquiagem sem excessos, o estilo natural permanece em paralelo às cores. “Esse tipo de tendência foi responsável por estimular e popularizar o uso do BB cream no ramo da beleza, item excelente para fazer uma cobertura mais natural da pele. Requer uma pele supernatural. O foco é na pele translúcida que não parece ter nada de maquiagem”, explica. O contraponto é um pouco de brilho, contornos delicados e lábios hidratados.


Seja qual o tipo for de make, o importante é respeitar o que combina com você. Lembre-se disso!