Tem o mesmo RG há mais de 10 anos? Saiba se precisa ou não trocar pelo novo

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 14 de janeiro de 2024 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mudança será obrigatória apenas em 2032, porém, alguns estabelecimentos estão exigindo que o documento seja atualizado

A implementação do modelo novo do RG ainda não começou a ser feita, mas já está gerando algumas dúvidas. Afinal, é obrigatório? Se o documento é antigo, é necessária a troca? É gratuito? Até quando pode ser feito?

Para ajudar a esclarecer algumas das questões: a mudança é obrigatória somente a partir de 2032, porém, quem tem o documento emitido há mais de 10 anos pode ter problemas.

Isso porque alguns lugares exigem que ele esteja atualizado, ou que a emissão seja de no mínimo de 2014.

Ainda tem prazo

Quem tem o RG antigo tem até 2032 pra tirar o novo, até as pessoas que tem há mais de 10 anos. O problema é que os outros órgãos exigem que seja o novo, dos últimos 10 anos pra cá. Em resumo, a mudança apesar de não obrigatória, acaba sendo.

Outra questão é sobre a gratuidade do documento. O novo modelo funciona como o antigo, com a primeira via gratuita para todos. Já a segunda será cobrada taxa de emissão.

Não precisa ter pressa nem desespero porque vão continuar válidas até 2032. A gratuidade vai continuar existindo até 2032 para quem não fez.

Facilidade

Com o novo modelo do RG, o cidadão tem todos os documentos em um único lugar, sendo CPF, PIS/PASEP (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Cartão do Sistema Único, título de eleitor, título militar e carteira de trabalho, informa o portal Campo Grande News.


+ Cotidiano