Suplementos naturais: veja 5 opções que você consegue extrair dos alimentos!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 19 de dezembro de 2021 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns suplementos indispensáveis para a saúde são encontrados facilmente em alimentos

Alguns suplementos indispensáveis para a saúde são encontrados facilmente em alimentos

 

Você sabia que o mercado de suplementos naturais vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos?

Esses produtos fazem sucesso porque funcionam como uma espécie de complemento à nossa alimentação e ajudam a melhorar o desempenho do corpo – seja com o objetivo de aumentar a imunidade, suprir a deficiência nutrientes (suplementando minerais e vitaminas) ou em questões mais específicas, como a expectativa de ter uma pele mais firme e um cabelo mais sedoso.

Mas que tal aprender a fazer isso de forma totalmente natural? Para te ajudar a turbinar o seu organismo, veja uma lista com 5 suplementos naturais que você consegue extrair da alimentação – embora isso não os substitua em casos de indicações médicas. Confira!

1. Ferro

A suplementação de ferro é uma das mais comuns entre os adultos, isso porque o mineral possui diversas funções importantes no organismo e é o principal remédio para tratar quadros anêmicos provocados pela sua deficiência.

Felizmente, existem várias opções na alimentação que ajudam a atender as necessidades diárias do nutriente.

Miúdos bovinos, como fígado e coração, são os melhores exemplos nesse caso. Mas, além deles, vegetais verde-escuros (como brócolis e espinafre), feijão preto, cacau em pó, mariscos e algumas sementes também são considerados alimentos ricos em ferro.

2. Cálcio

O cálcio é outro nutriente bastante comentado quando o assunto é suplementação.

Encontrado em derivados do leite e outros alimentos como soja, linhaça e grão-de-bico, esse mineral é importante para fortalecer a estrutura do corpo, transmitir impulsos nervosos e permitir a contração muscular, além de realizar a manutenção dos ossos e dos dentes.

Para que o cálcio seja absorvido de forma eficiente é importante ingerir também fontes de ferro e cafeína, que potencializam a absorção do mineral – como chás e vegetais.

3. Melatonina

A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso organismo e liberada no início da noite, quando a iluminação começa a baixar.

Embora esteja presente na glândula pineal do nosso cérebro, a substância pode ser suplementada de forma natural e é muito indicada em casos de insônia – não à toa, a melatonina é conhecida como o “hormônio do sono”.

Para encontrá-la na alimentação, uma boa dica é consumir alimentos como abacaxi, cereja, leite, aveia, grão-de-bico e kiwi, que são ricos na substância.

4. Creatina

A creatina é uma substância muito consumida em forma de suplementação para aumentar a performance de atletas.

Produzida a partir de aminoácidos, ela está naturalmente presente em alimentos como peixes, carnes, frango, ovos, leite e derivados, sendo muito utilizada para aumentar a tolerância do atleta ao esforço do treino e diminuir a fadiga.

5. Colágeno

Quem busca por uma pele mais firme e cabelos mais sedosos, muitas vezes procura por suplementações naturais de colágeno.

Embora existam diversos produtos manipulados que aumentam a produção da substância, alimentos como frango, claras de ovos, folhas verde escuras, sementes de linhaça, oleaginosas, quinoa e alho são ótimas fontes alimentícias de colágeno.

*Informações Conquiste Sua Vida


+ Nutrição