Superlua, maior Lua do ano, acontece nesta quarta-feira (13) e começa mais cedo.

  • Nene Sanches
  • Publicado em 13 de julho de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Esta será a segunda vez que ocorre este fenômeno este ano. A primeira foi a Superlua de Morango, que ocorreu no mês passado.

A noite desta quarta-feira (13/7) promete um espetáculo no céu com a maior superlua do ano. A chamada Superlua dos Cervos poderá ser vista a partir das 17h30 (horário de Brasília). Para observá-la, não é preciso usar nenhum equipamento profissional, basta olhar para o céu.

O jornal Correio Braziliense diz que a superlua ocorre quando o satélite natural atinge o ponto mais próximo da Terra, uma distância de 357.263 quilômetros.

Essa fase coincide com seu perigeu (o momento em que nosso satélite está mais perto naquele mês, em sua órbita elíptica). Apesar de ainda estar muito longe, no fenômeno a lua chega a ficar 15% maior do que uma lua média.

Esta será a segunda vez que ocorre este fenômeno este ano. A primeira foi a Superlua de Morango, que ocorreu no mês passado.

Mesmo assim, ela será tão exuberante quanto qualquer Lua cheia. De acordo com o UOL, se observada próxima ao horizonte, melhor ainda, pois uma ilusão faz com que ela apareça ainda maior — devido à perspectiva com referenciais terrestres, como prédios e árvores.


+ Astronomia