Suco, vegetal ou pó? Saiba qual é o melhor jeito de ter benefícios da beterraba

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 18 de fevereiro de 2024 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Beterraba tem vários benefícios nutricionais, mas dependendo do formato em que é consumida, nutrientes podem ser perdidos

Beterraba é um vegetal que está sempre presente nas mesas dos brasileiros – foto Freepik

 

Muito comum na mesa do brasileiro, a beterraba é um vegetal que traz vários benefícios à saúde. Ela pode ser consumida como ingrediente de sucos, nas saladas ou cozida, além de ser comercializada em pó, como suplemento alimentar.

A nutricionista Fernanda Mattos, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destaca que a beterraba é uma fonte rica de nutrientes como ferro, cálcio, fósforo, vitamina C e óxido nítrico. Isso tudo em poucas calorias (são apenas 50 a cada 100 g do vegetal).

“Ela pode auxiliar na prevenção de anemia e condições cardiovasculares, além de favorecer a saúde do fígado e dos rins atuando como um potente desintoxicante”, explica.

Pela diversidade de aplicações da beterraba no cardápio e sua riqueza nutritiva, porém, é difícil saber a melhor forma de ingerir o vegetal para obter seus benefícios.

Suco ou in natura?

Para obter todos os benefícios de uma só vez, a dica é escolher a forma que mantém o alimento mais próximo do natural.

O suco de beterraba, por exemplo, passa pelo liquidificador, que acaba quebrando as fibras e também alguns dos compostos mais saudáveis, comprometendo a absorção dos nutrientes, especialmente dos flavonoides.

A melhor opção é in natura, crua, sem passar o vegetal por nenhum processo de cozimento. No máximo, são permitidos cortes para incluí-lo na salada.

“Muitas pessoas pensam que ao cozinhar a beterraba no vapor ou entre outros alimentos, como em uma sopa, os nutrientes não são comprometidos. Porém, o aumento das temperaturas também altera a composição química do vegetal, impedindo parte de sua absorção”, afirma a nutricionista Fernanda.

Suplementos de beterraba

Existem dois tipos diferentes de suplementos produzidos à base de beterraba. Um deles é a palatinose, também conhecida como isomaltulose, que é uma fonte de carboidratos extraída do açúcar do vegetal.

Ela tem absorção lenta, ajudando no treinamento de atletas que precisam de fontes de energia que durem horas, como os maratonistas e triatletas. O suplemento cria uma espécie de banco de açúcar que vai sendo liberado aos poucos no organismo.

Outro tipo de suplemento produzido a partir da beterraba são os nitratos. O vegetal é uma das maiores fontes de óxido nítrico da natureza, ao lado da melancia e de folhas verde escuras, como a couve.

Ele relaxa levemente os vasos sanguíneos, permitindo a chegada de mais oxigênio aos músculos — em teoria, retarda a sensação de fadiga, permitindo um melhor desempenho esportivo.

Para obter a quantidade de nitratos presente nos suplementos consumindo o vegetal in natura, porém, é necessário consumir quase 1 kg de beterraba. Por isso, é comum que atletas optem por versões concentradas.

Não existem, entretanto, estudos que comprovem que o uso de nitratos afete a performance.

Apesar da praticidade, nenhum dos suplementos substitui a ingestão do vegetal, que possui uma combinação de substâncias diferentes, em vez de uma concentração, como ocorre nos suplementos.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição