Suco ou fruta? Saiba o que é melhor para te ajudar a emagrecer!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 8 de novembro de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atualmente, circulam muitas informações conflitantes sobre se frutas (e os sucos feitos a partir delas) engordam ou não

Muitas pessoas que iniciam uma dieta têm dúvidas sobre o consumo de frutas e sucos naturais

 

Atualmente, circulam muitas informações conflitantes sobre se frutas (e os sucos feitos a partir delas) engordam ou não.

O nutricionista Sidney Veloso esclarece a dúvida de quem não sabe se mantém ou não as frutas em uma dieta e se a melhor forma é consumir a fruta in natura ou sob a forma de suco.

Para começar, se a questão é qual a melhor escolha, a resposta é: depende. “Frutas ou sucos de frutas sempre serão opções saudáveis, inclusive se comparados a bebidas industrializadas, como refrigerante”, conta.

Segundo o especialista, mesmo quando se trata de emagrecimento, não existe a necessidade de excluí-los.

“É extremamente possível obter ótimos resultados estéticos consumindo essa dupla. Não existe nada proibido. O planejamento se faz essencial. Basta calcular a quantidade ideal para cada paciente de acordo com o objetivo, rotina e preferências alimentares e, assim, usar as melhores estratégias para adicionar frutas ou sucos no plano alimentar”, defende.

Por fim, veja a diferença entre eles:

– O suco, se coado, não possui fibras (ou tem quantidades mínimas), o que faz com que haja absorção mais rápida da frutose. Isso vai resultar em pouca saciedade a longo prazo, ou seja, você vai sentir fome mais rápido. Porém, nada impede que o seu nutricionista associe a outro alimento e, assim, você poderá tomá-lo, sem problema algum.

– A fruta in natura tem a vantagem de conter mais fibras. Consequentemente, traz mais saciedade.

Não existe melhor ou pior, uma vez que todo o contexto deve ser avaliado, inclusive a individualidade do paciente em preferir beber ao invés de comer. “É extremamente possível encaixar as duas opções em qualquer plano alimentar”, finaliza Veloso.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição