Skincare para o couro cabeludo? Conheça o skin-fication e comece a fazer!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 22 de julho de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista traz dicas para cuidar bem do seu couro cabeludo com uma rotina semelhante à do skincare, o chamado skin-fication

Além dos cabelos, o couro cabeludo também merece cuidados – foto Freepik

 

Muitas mulheres já entenderam a importância de um bom skincare para a saúde e a beleza da pele, o que fez com que a rotina de cuidados entrar na vida de muitas. Mas e do couro cabeludo, você também cuida com toda essa atenção?

Se a resposta é “não”, saiba que você não está sozinha nessa. Afinal, o skin-fication, semelhante ao skincare, mas para o couro cabeludo, ainda não é tão popular.

Porém, esse pode ser o momento para aderir à prática, que vai deixar o seu couro cabeludo bem mais saudável e ainda ajudar os fios a se manterem fortes.

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, CEO do Instituto VIC e docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), os cuidados com o couro cabeludo não se limitam a lavá-lo durante o banho, como muito pensam.

Por isso, a especialista separou três dicas para um bom skin-fication. Confira:

Não deixe de esfoliar

A esfoliação é muito importante para a pele no geral, e isso não é diferente para o couro cabeludo. Essa área também tem células mortas, que podem até fazer com que surjam problemas, como a dermatite.

A prática só não é boa para quem tem alguma ferida na região. O passo a passo para essa esfoliação no couro cabeludo, segundo Viviane, é o seguinte: “Umedeça a área, use um esfoliante e deixe agir por alguns minutos antes de entrar no banho”.

Limpe corretamente

Usar os produtos e técnicas corretar para lavar o cabelo também é essencial. “Para começar esse processo corretamente, é preciso conhecer qual é seu tipo de cabelo, pois só assim será possível acertar na escolha do produto”.

“Com essa etapa finalizada, na hora da lavagem é importante que o xampu seja aplicado somente no couro cabeludo e que os fios sejam lavados apenas com aquela espuma que escorre por eles. Depois, passar o condicionador somente no comprimento e nas pontas. Importante fazer isso sem friccionar para não haver quebras”, explica a especialista.

Protetor solar de cabelo? Isso mesmo!

Muita gente nem sabe que ele existe, mas ele não só existe como é muito importante!

“É altamente recomendado usar o protetor solar de cabelo, pois ele protege os fios dos raios solares”, explica Viviane. Segundo ela, assim como no corpo, o produto precisa ser reaplicado caso tenha contato com água ou suor.

*Informações Alto Astral