Semeadoras do Agro: Evento reúne produtoras rurais de cidades da região de Franca

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 13 de fevereiro de 2025 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Semeadoras do Agro volta para a região no próximo dia 18 de fevereiro quando o encontro acontecerá em Ituverava.

Com o objetivo de incentivar produtoras rurais na jornada do empreendedorismo no campo, a Comissão Semeadoras do Agro, da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural Ituverava realizaram o evento no último dia 7 de fevereiro em Aramina.

A iniciativa conta com o apoio do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), Prefeitura e entidades locais.

As boas-vindas ao evento foram dadas pelo presidente do Sindicato Rural de Igarapava, Luciano Cardoso Cruciol, que agradeceu a todas as entidades participantes e os convidados presentes.

Empoderamento

O gerente regional do Sebrae-SP, Iroá Arantes, comentou sobre a importância do encontro, que aconteceu no Salão Comunitário em Aramina.

“Já estamos trabalhando com a Semeadoras do Agro desde o ano passado e foi uma surpresa para nós a quantidade de mulheres que a gente já conversou e sensibilizou do empoderamento dessas mulheres diante do agronegócio, das suas propriedades rurais, principalmente as propriedades familiares, e também não só em relação ao negócio em si, mas em relação ao estado emocional, empoderamento emocional que essas mulheres conseguiram através das palestras, assim como também a sensibilização em relação a temática do câncer de mama, que foi trabalhado até então.”

Adriana Menezes, coordenadora da comissão Semeadoras do Agro, apresentou o projeto, e falou da importância do mesmo.

“Nós levamos esse despertar a essas mulheres, há um grande volume de mulheres trabalhando no Campo. E até então, elas estavam invisibilizadas ali. Nosso papel é trazer essas mulheres para próximo sindicato rural, próximo e dentro do sindicato rural, elas têm acesso a toda essa excelência que é sistema Fiesp, Senar, sindicatos, o nosso parceiro, Sebrae. E com isso elas não estão sozinhas para iniciar, para suceder, para transformar um negócio”, explicou Adriana.

Fortalecimento

A vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, falou sobre importância do Semeadoras.

“O Semeadoras, juntamente com o Sebrae, Sebrae Delas, e todos os departamentos do Sebrae aonde fortalece a mulher, é uma junção fantástica, onde a gente vem cada vez mais trazendo as mulheres para visibilidade. Então no primeiro do ano aqui na região do Sebrae de Franca a intenção é dar a mão essas mulheres e trazer tudo o que o Sebrae, o Senar, tem de capacitação, mostrando Pra elas as ferramentas e mostrando para elas o caminho, porque muitas mulheres estão no dia a dia, mas na invisibilidade e não são ouvidas e não tem as oportunidades que essas entidades oferecem. Então é essa é a missão das semeadoras, dar a mão as mulheres, trazer essas mulheres para a visibilidade”, afirmou.

Venda nas cidades

Pedro José Marques, Secretário de Agricultura de Igarapava, considerou o encontro muito importante. “Eu sou produtor aqui da região mesmo, minha esposa já é uma mulher do agro, e a intenção hoje é expandir a participação da mulher no campo. Como secretário da agricultura, pretendo organizar as produtoras para que elas produzam e tenham onde vender seus produtos na cidade. Uma das minhas funções será criar estruturas para que elas possam produzir e ter um local de venda na cidade”, disse.

O presidente do Sindicato Rural de Igarapava, Luciano Cardoso Cruciol falou sobre a atuação do programa na região.

“As semeadoras têm atuado bastante em Aramina e Igarapava e tem demonstrado um carinho muito grande. Elas têm levado um total apoio às mulheres do agro. Elas têm oferecido tratamento e tem trabalhado bastante, muito, voltado sempre para as mulheres do agro”, concluiu.

O evento contou ainda com a palestra de Gimena Galvan, da ONG Orientavida, que falou sobre o autocuidado para a prevenção do câncer de mama, de colo do útero e de pele, Gimena também falou sobre a importância do Semeadoras.

“É uma quebra de paradigma. Acaba mudando e transformando a visão que a gente tinha da mulher. Onde que ela estava e qual o lugar que ela estava ocupando no campo, na sociedade em si e traz para a visibilidade, para o protagonismo, para ela. Ter é tomar Posse do que ela tem, do que ela é”, explicou.

O Semeadoras do Agro volta para a região no próximo dia 18 de fevereiro em Ituverava.


+ Agronegócios