Sem chuvas para recuperar mananciais, Sabesp deve ampliar rodízio de água em Franca

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 14 de setembro de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programado para até o dia 17, racionamento deve continuar porque os níveis do Rio Canoas e do Córrego Pouso Alegre não se recuperaram

Barragem do Rio Canoas, cuja vazão está em cerca de 30% do que é normal

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que o rodízio de água em Franca  pode ser estendido se não houver chuva expressiva nos próximos dias no município.

A informação confirma notícia divulgada pelo Jornal da Franca na primeira semana de setembro. Veja aqui.

Há duas semanas, ao implantar o método em que os bairros divididos por grupos ficam um dia sem água e outros três dias abastecidos, a Sabesp anunciou que a medida seria mantida até sexta-feira (17).

“No sábado, nós tivemos uma chuva em Franca, não foi uma chuva volumosa. Aqui na estação de tratamento foram 6 milímetros”, disse o gerente distrital da Sabesp, Alex Henrique Veronez.

Segundo ele, qualquer chuva ajuda, mas ela ainda não foi suficiente para recuperar a vazão dos mananciais. “Se não chover nos próximos dias, estamos estudando a possibilidade de ampliar o rodízio”, afirmou.

Economia

O rodízio de água em Franca começou no dia 2 de setembro. A Sabesp tomou a decisão porque os níveis do Rio Canoas e do Córrego Pouso Alegre, principais locais de captação, estão baixos.

Segundo Veronez, um balanço inicial mostra que a economia, até agora, é positiva. “A economia nos primeiros dias situou-se entre 15% e 20%, considerando um dia sem rodízio de alto consumo. Na quinta, na sexta e no sábado, o consumo foi alto, devido aos incêndios que geraram muita fuligem”, diz o gerente distrital.

A vazão do Rio Canoas está em aproximadamente 750 litros por segundo, 50% abaixo da média histórica para o período.

Se for necessário estender o prazo, o gerente distrital da Sabesp, Alex Henrique Veronez, diz que pode haver mudança na forma de distribuição da água. Atualmente, o retorno do abastecimento acontece a partir das 22h.

“O formato vai ser avaliado. Tudo vai depender da disponibilidade de água dos dois mananciais superficiais no dia e da demanda. Vai ser estudada a melhor forma de implantar o rodízio. Provavelmente, vamos fazer rodízios semanais para a população ter planejamento.”


+ Meio Ambiente