Sabesp nas mãos de Deus (e Franca também): sem chuvas racionamento será prorrogado

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 6 de setembro de 2021 às 10:30
  • Modificado em 6 de setembro de 2021 às 10:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mesmo que chova antes do prazo estipulado, é muito provável que a o racionamento seja prorrogado por mais alguns dias

Filete de água que corre pelo leito do Rio Canoas mostra situação extrema de falta de água em Franca

Quando anunciou o racionamento de água em Franca, falando de rodízio e escondendo a palavra racionamento, a Sabesp disse que a medida estava prevista para durar até 17 de setembro.

A fixação da data foi baseada nas análises da meteorologia,  que não previam chuvas em curto período.

O período também foi confirmado pelo gerente distrital da Sabesp, Alex Veronez, em entrevista à imprensa.

A verdade é que a Sabesp está nas mãos de Deus e os francanos também. A empresa não tem nenhuma garantia de prazo para normalizar o fornecimento de água para as casas da cidade.

E mesmo que chova antes do prazo estipulado, é muito provável que a o racionamento seja prorrogado por mais um tempo, pois não haveria tempo suficiente para normalizar a vazão e deixar os reservatórios nos seus níveis normais.

Segundo o gerente distrital da Sabesp, até 17 de setembro a companhia vai anunciar se o racionamento prossegue. E os números de hoje indicam que seria preciso esticar esse prazo.

A crise hídrica apresenta relatórios de uma situação sem igual nos últimos anos, com a vazão do Rio Canoas e seus afluentes em número muito baixo. O que era córrego hoje se apresenta como filetes de água.

Em alguns córregos a imagem é desesperadora e isso acontece para a imagem conhecida do Rio Canoas, que é um arremedo de sua exuberância normal, quando abastece Franca sem grandes dificuldades.

Segundo Alex Veronez, o racionamento de água vai até 17 de setembro, quando a Sabesp irá decidir se irá ou não estender o rodízio no abastecimento.

“Esperamos que chova para que a situação seja normalizada o mais rápido possível. O racionamento só será ampliado para um período maior caso não chova, mesmo”.

Alex Veronez diz que a Sabesp espera que não seja necessária a ampliação do racionamento, mas nesse caso é preciso firmar um pacto com os céus.


+ Meio Ambiente