Formula Chopp

Secretaria de Educação realiza formação para educadoras e coordenadoras de creches

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 5 de maio de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

as educadoras e coordenadoras têm demonstrado grande aproveitamento, onde além de estudo e reflexão, trocam experiências com profissionais de diferentes instituições

Um momento de estudo e reflexão sobre a prática cotidiana que envolve toda a comunidade escolar é importante

A formação continuada é essencial para o constante aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem oferecido nas escolas e creches.

Um momento de estudo e reflexão sobre a prática cotidiana que envolve toda a comunidade escolar é importante, principalmente em tempos de ensino remoto.

Pensando nisso, a Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal de Educação está investindo na capacitação das educadoras e coordenadoras de creches municipais, bem como entidades parceiras, como as creches Menino Jesus, Cantinho do Futuro e Samaritanos, promovendo o primeiro ciclo, chamado ‘Construindo Saberes na Educação Infantil’. São 8 encontros online, realizados entre os meses de Março e início de Maio, com duas horas de duração cada e até 15 pessoas por grupo.

A formação aborda os temas: “A importância do vínculo afetivo na Primeira Infância”; “Acolhimento, afetividade e adaptação escolar”; “Desenvolvimento infantil: um olhar para a ludicidade”; “Diálogo entre família e creche no ensino remoto”; e ainda um tema específico para o cargo de gestão das creches, “Olhares sobre a identidade e função da Coordenadora de Creche”.

As discussões são mediadas pelas profissionais do CEDAP – Centro Educacional de Desenvolvimento e Apoio Profissional – que conta com fonoaudiólogas, psicólogas e terapeuta ocupacional, através da metodologia colaborativa, na qual são discutidos aspectos relevantes dentro de cada tema.

Segundo o Secretário, Professor Victor Hugo Junqueira, as educadoras e coordenadoras têm demonstrado grande aproveitamento, onde além de estudo e reflexão, trocam experiências com profissionais de diferentes instituições.

“Neste período, mais do que nunca, apoio, acolhida, reflexão e ação são fundamentais para todas as pessoas que compõem as instituições escolares”, frisou.


+ Cotidiano