Se a sua visão está embaçada, é hora de procurar ajuda; confira algumas dicas

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 16:00
  • Modificado em 6 de fevereiro de 2024 às 16:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quando falamos de visão embaçada, nada mais é que a dificuldade em enxergar as coisas com nitidez

É muito comum sentir incômodos com relação à visão. Reclamações que a visão não está boa, que enxerga algo turvo ou que estão com a vista embaçada, nas idas ao oftalmologista, os sintomas mais comuns, são com relação à vista embaçada, desfocada.

Quando falamos de visão embaçada, nada mais é que a dificuldade em enxergar as coisas com nitidez, resultando na incapacidade de enxergar as coisas com detalhes como uma câmera quando está desfocada. Pode acontecer de ter a visão embaçada em somente um dos olhos.

Mas será que toda visão embaçada é um problema de vista? Será que de certa forma pode ser considerado algo normal? Será ainda que a visão turva pode indicar algum problema de saúde? Confira a seguir:

A visão embaçada pode ser indício de algumas disfunções da saúde, como por exemplo:

Oculares:

Problemas na formação de imagens (refração da luz) como: focar objetos de perto (hipermetropia), de longe (miopia), ou de todas as distâncias (astigmatismo).

Há também os problemas como a hipermetropia, Presbiopia ou vista cansada. Doenças oculares como catarata, glaucoma, descolamento de retina, neurite ótica e degeneração da vista ou até mesmo síndromes como a do olho seco.

Sintomáticas:

Enxaqueca, ansiedade e stress, alterações na pressão sanguínea (baixa ou alta), hipoglicemia, diabetes, insolação, tontura (quando, por exemplo, você levanta muito rápido e se sente tonto com a vista embaçada).

Em todos os casos sempre é preciso prestar atenção na evolução do quadro de visão embaçada e demais sintomas.

O acompanhamento médico é fundamental para evitar o aumento da queixa e um possível desenvolvimento de uma doença e até mesmo consequências graves por falta de um tratamento adequado, chegando a serem irreversíveis, como o glaucoma, por exemplo, que pode levar a cegueira (temos um texto somente sobre glaucoma)

Quando a visão embaçada pode ser um problema?

Atenção: Se a visão embaçada persistir por muitos dias, ela deixa de ser uma condição normal e passa a indicar algum problema!

É comum acordamos e sentimos a vista embaçada. Isso acontece porque a vista sofre variações na sua acuidade ao longo do dia.

Isso faz com que possamos enxergar mal em alguns momentos do dia, enxergando embaçado, por exemplo. Isso acontece devido à atividade que está sendo desenvolvida, ao ambiente que você está submetido e até mesmo a duração de alguma atividade que você desempenhe ou incidência de luz de onde você for submetido.

Entretanto, se a vista ficar embaçada constantemente, procurar um oftalmologista torna-se necessário para entender a causa e buscar um tratamento adequado. É bastante comum a visão embaçada estar associada aos problemas de visão relacionados aos erros de refração, ou seja, hipermetropia, miopia e astigmatismo.

Correção

Apesar das particularidades de cada problema de visão, para todas essas condições, geralmente, a solução é simples com o uso de lentes corretivas. Em alguns casos, pode ser possível até mesmo considerar uma cirurgia a laser.

A visão embaçada é uma descrição popular para a dificuldade em enxergar. Isso significa que pode englobar uma série de problemas oculares.

Porém, a visão embaçada nem sempre deve ser tratada como um dos sintomas de alguma condição oftalmológica, pois como falado acima, pode estar relacionado a outras condições corporais.

No consultório médico, o oftalmologista fará exames clínicos e investigará o histórico médico e familiar do paciente em busca de mais pistas para o diagnóstico.

O que fazer?

O glaucoma é uma doença séria que, se não tratada, pode levar à cegueira. Ela costuma não apresentar sintomas durante a fase inicial da doença e, quando a visão embaçada começa a surgir, pode ser difícil reverter os danos.

Por isso, consultar um médico oftalmologista com frequência é fundamental. glaucoma não tem cura. Para evitar a progressão do glaucoma é importante seguir rigidamente a rotina de tratamentos médicos.

O cristalino e a catarata

Quando o cristalino se torna opaco, a luz encontra dificuldades para transpor o sistema óptico dos olhos. Neste caso, a visão embaçada é um sintoma da catarata.

Essa é uma condição típica em pessoas que já passaram dos 40 anos, apesar de poder se desenvolver ao longo de toda a vida.

Ela pode se desenvolver em decorrência do descontrole do diabetes, ou uso indiscriminado de colírios sem orientação médica. Ainda devido a trauma oculares, infecções ou outras doenças dos olhos. Em todos os casos, o diagnóstico precoce é um fator importante para o sucesso do tratamento.


+ Bem-estar