Sal de parrila é “tudo isso” mesmo pra temperar o churrasco ou é conversa fiada?

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 21 de janeiro de 2024 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Churrasco é um dos pratos preferidos no almoço de domingo no Brasil

Para fazer um bom churrasco, não basta só comprar a carne e colocá-la para assar. É preciso temperá-la bem para garantir todo o sabor que ela merece! E é aí que entra o sal de parrilla! Você já ouviu falar nesse tempero?

Muito usado na Argentina e no Uruguai, esse tipo de sal dá um toque especial na textura e no gosto do alimento. Saiba mais sobre o sal de parrilla e veja como incrementar o seu churrasco!

O que é sal de parrilla?

Se você não sabe o que é sal de parrilla ou até já viu pelas prateleiras do mercado, mas não faz ideia para que serve, a gente te explica!

O sal de parrilla é um tempero para carnes, muito usado nos churrascos de países como Argentina e Uruguai.

À primeira vista, você pode não notar a diferença, mas sua principal característica é o tamanho dos grãos, que têm uma espessura intermediária entre o sal grosso e o refinado.

Além disso, a granulação é bem uniforme, o que ajuda a salgar carnes mais altas por completo, sem que elas fiquem ressecadas.

Sal de parrilla: como usar o tempero para dar mais sabor ao churrasco?

Agora que você já sabe o que é sal de parrilla, você precisa saber como usar corretamente para arrasar no churrasco, certo?

A primeira dica é usá-lo em carnes mais grossas e altas, que geralmente são mais difíceis de temperar, como picanha, maminha, cupim e costela de boi, por exemplo.

Para carnes brancas e menos gordurosas, como frango, é melhor optar por outro tipo de tempero, porque elas não absorvem o sal e ainda ficam mais secas.

O jeito mais fácil de usar o sal de parrilla é espalhar uma camada fina do tempero dos dois lados da carne e deixar a peça descansar por até 10 minutos. Não precisa esfregar, porque esse tipo de sal penetra com facilidade. Pode colocar mais sal onde tem mais gordura, se achar necessário.

O sal de parrilla também pode ser usado antes ou depois de grelhar. Quando é usado antes da carne ir para a grelha, o alimento absorve melhor o tempero e fica com mais sabor. Se você usar o sal de parrilla depois, ele retira o líquido e mantém a suculência da peça.

Você pode misturar o sal de parrilla com chimichurri e outros temperos

O sal de parrilla pode ser usado sozinho para temperar a carne, mas você pode usá-lo junto com outros temperos para adicionar ainda mais sabor ao seu churrasco.

Uma dica é misturar o sal com chimichurri, um tempero aromático feito com alho, sal, salsa, orégano, tomilho, pimenta calabresa, cebola roxa e mostarda em pó.

Essa combinação é bem fácil de fazer, basta misturar todos esses ingredientes, trocando o sal refinado pelo sal de parrilla.

Se você quiser, pode usar a versão pronta do sal de parrilla, que tem um sabor único e delicioso. Para deixar esse mix mais encorpado, um pouco de vinagre e azeite é perfeito para dar um toque final.

A mistura do sal de parrilla com chimichurri, seja na versão seca ou em molho, também é ótima para temperar os acompanhamentos do seu churrasco, como legumes assados, saladas de folhas e até para polvilhar na batata frita.

Fonte: Casa Prática Qualitá


+ zero