Saiba qual é o alimento associado a 34 tipos diferentes de câncer e fuja dele!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 17 de fevereiro de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um alimento é considerado ultraprocessado quando passa por vários processos industriais; aprenda a identificar

Alimentos processados passam por vários processos industriais e têm alta adição de açúcares, gordura, trans, sódio e outros – foto Freepik

 

Os alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por vários processos industriais. De maneira geral, possuem alta adição de açúcares, gorduras trans, sódio, substâncias sintetizadas em laboratório e, principalmente, conservantes.

A composição nutricional deles é baixa. Isso significa que não têm nutrientes para auxiliar o corpo em suas funções cotidianas.

Ao mesmo tempo, são ricos em calorias. Refrigerantes, biscoitos recheados, chocolates, salgadinhos e macarrão instantâneo são alguns exemplos.

Para identificar esses produtos, basta avaliar o rótulo, que normalmente apresenta uma extensa lista de ingredientes regados a nomes estranhos.

O consumo desses itens já foi relacionado a inúmeras doenças, inclusive a 34 tipos de câncer.

Segundo o Guia Alimentar Brasileiro, esse tipo de alimento deve ser evitado, pois são considerados desbalanceados e prejudicam a saúde e o bem-estar da sociedade.

Isso porque sua apresentação incentiva o consumo excessivo a qualquer hora e lugar, de maneira a promover o alto consumo de calorias.

E quanto aos alimentos processados?

Já os alimentos processados, por sua vez, passam pela indústria para procedimentos de secagem, pré-cozimento e congelamento, entre outros, mas que não recebem aditivos químicos, caso dos ultraprocessados.

Os alimentos processados são ingredientes in natura que receberam sal ou açúcar, por exemplo, para aumentar sua durabilidade e intensificar o seu sabor.

Um alimento processado que é prático e pode ser incluído facilmente no dia a dia, garantindo todos os nutrientes de alimentos in natura, são os enlatados.

Esses são considerados os mais próximos do natural, pois a lata de aço dispensa completamente conservantes químicos e preserva os alimentos, mantendo todas as suas propriedades nutritivas, como proteínas, lipídios e glicídios, e de sabor.

Para deixar a saúde em dia, é necessário priorizar os alimentos in natura e minimamente processados, como os vegetais, grãos integrais, frutas, ovos, carnes, peixes e castanhas.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição