Saiba por que o óleo de coco é tão bom para ajudar a diminuir a queda de cabelo

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 25 de fevereiro de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisa mostrou que, entre o óleo de girassol e mineral, essa alternativa é que mais oferece proteínas aos fios

Óleo de coco pode ser um aliado eficaz contra a queda de cabeloÓleo de coco pode ser um aliado eficaz contra a queda de cabelo

 

Uma pesquisa realizada pela instituição Nature Care Division, em Mumbai, na Índia, mostrou que o óleo de coco tem melhor desempenho na queda de cabelo, se comparado aos óleos de girassol e mineral.

O benefício torna o produto um verdadeiro aliado de quem deseja cuidar da beleza.

Durante o estudo, notou-se que o tratamento com óleo de coco “evitou danos ao pentear de vários tipos de cabelo”.

Depois, os participantes incluíram o óleo mineral e de girassol na lista para efetuar a higiene pré e pós lavagem dos fios.

O resultado visualizado pelos estudiosos foi que a eficiência do óleo de coco se destaca.

“Entre os três, o óleo de coco foi o único óleo encontrado para reduzir a perda de proteína notavelmente para cabelos danificados e não danificados”, observou a equipe, ao portal Express.co.uk.

Quanto ao de girassol e mineral, percebeu-se que não ajudam a redução da perda de proteína do cabelo, motivo da queda.

A resposta do estudo para a diferença de eficácia foi atribuída à composição de cada um dos óleos.

“O óleo de coco, sendo um triglicerídeo do ácido láurico (principal ácido graxo), tem alta afinidade pelas proteínas do cabelo. E devido ao seu baixo peso molecular e cadeia linear direta, é capaz de penetrar na haste do cabelo”, explicaram.

“O óleo mineral, sendo um hidrocarboneto, não tem afinidade com proteínas e, portanto, não é capaz de penetrar e produzir melhores resultados”.

“No caso do óleo de girassol, embora seja um triglicerídeo do ácido linoléico, por sua estrutura volumosa – devido à presença de ligações duplas – ele não penetra na fibra, não resultando em impacto favorável na perda de proteínas”, continuaram os pesquisadores.

Óleo de alecrim

Embora não apareça na pesquisa, o óleo de alecrim também é conhecido por ser vantajoso para o mesmo problema de beleza.

Um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e divulgado pelo Mail Express mostrou que o alecrim atua de forma tão eficaz quanto o medicamento minoxidil, recomendado para tratar a perda dos fios.

Alimentação e beleza

As proteínas são essenciais para que os fios não caiam e permaneçam fortes.

O especialista em cuidados com cabelos Philip Kingsley, ao portal Express.co.uk, explicou que elas são os “blocos de construção” do cabelo.

“Tornam o cabelo forte e ajudam a mantê-lo em sua fase de crescimento”, acrescentou.

Ao notar que as madeixas estão caindo, os cuidados externos, como o uso de óleo de coco, devem ser combinados com o consumo de alimentos ricos em proteínas.

No entanto, se a queda não for causada por deficiência de proteína, mas devido à idade avançada, pode ser necessário um tratamento mais medicamentoso.

*Informações Metrópoles