Raridades: Saiba onde vender moedas antigas e ainda conseguir uma renda extra

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 17 de janeiro de 2024 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vender moedas antigas pode virar uma renda extra. Esse guia te ensina história, valor e melhores lugares para vender suas moedas

Você nem imaginava que aquele dinheiro antigo encontrado no fundo da gaveta poderia se transformar em uma renda extra, não é mesmo?

As moedas antigas, mesmo não sendo mais utilizadas hoje em dia, podem proporcionar uma boa lucratividade. Mas, afinal, onde vender moedas antigas?

A verdade é que conhecer os locais adequados para negociação é imprescindível. Além disso, saber quais moedas são comercializáveis e qual a relevância do estado de conservação das mesmas para a venda faz toda a diferente.

Pode ou não estar em circulação

Caracterizam-se como moedas antigas, geralmente, aquelas que não estão em circulação, mas que tiveram uso durante certo período. Porém, essas moedas podem se referir também às criadas pelos governos passados, mas em quantidades limitadas.

Um exemplo frequente são as moedas comemorativas ou edições especiais geradas para eventos específicos, como as moedas das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, que atualmente podem valer até R$ 20 mil, se forem bifaciais, ou seja, se tiverem ilustrações nos dois lados.

É possível lucrar ao vender moedas antigas?

A venda de moedas antigas pode gerar uma renda extra interessante para aqueles que não veem vantagem em mantê-las, seja por não serem colecionadores ou simplesmente por encontrá-las por acaso.

No entanto, o valor final das moedas é influenciado por diversos fatores, como a data, a raridade, o estado de conservação e a quantidade de compradores interessados. Por isso, nem sempre será fácil obter um bom valor na venda.

Onde posso vender moedas antigas?

Existem vários locais e formas para vender esses itens. Entretanto, antes de tomar a decisão, é recomendada uma avaliação prévia para verificar o valor real da moeda.

Segundo o portal Seu Crédito Digital, algumas das melhores opções incluem lojas de numismática, leilões de moedas, comércio eletrônico (como eBay, Amazon e Mercado Livre) e casas de compra de moedas.

Dicas para vender moedas antigas

a) – Pesquisar sobre a história da moeda;

b) – Fornecer garantias de autenticidade do item;

c) – Tirar boas fotos para anúncios;

d) – Fazer uma pesquisa de preço para obter um valor justo.

Então, antes de descartar aquelas moedas velhas que você possui, avalie se não seria interessante transformá-las em uma possível fonte de renda.


+ Comportamento