Saiba como se preparar para a ceia de Natal e evitar os incômodos de comer muito

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 21 de dezembro de 2022 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Manter as atividades física, por exemplo, é aconselhável para não ganhar muitos quilos extras

Manter as atividades física, por exemplo, é aconselhável para não ganhar muitos quilos extras

Como resistir a uma mesa farta da ceia de Natal e, dias depois, se controlar diante as delícias servidas nas festas de réveillon? É, parece não ter jeito.

O final do ano se aproxima e, com ele, todas aquelas comidas saborosas cercam as tradições desses dois momentos tão importantes.

Por isso, para curtir essa semana da melhor maneira, mas, sem descuidar da saúde, é necessário estarmos atentos ao corpo desde já. Veja algumas dicas para preparar o seu organismo e conseguir manter uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada nessa época especial.

Rabanada, chester, bacalhau, panetones, frutas secas… A variedade de comidas que marcam essa época é enorme e quase sempre pouco saudáveis. Contudo, com criatividade e algumas adaptações na rotina, é possível manter o foco na alimentação e o corpo em plena forma, como explica a nutricionista Nathalia Vignoli:

“No final de ano, temos festas e comemorações e acabamos sempre preocupados com peso e caímos na tentação de fazer dietas restritivas para equalizar o saldo positivo das festas. Não caia nessa armadilha, alimente-se bem, nutrindo o corpo e, principalmente, sem ansiedade”, analisa a profissional.d

Veja dicas para manter o corpo saudável durante as festas de Natal e réveillon

– Não pare de fazer atividades físicas: Com as comemorações e os feriados da época, é muito comum deixarmos os exercícios regulares de lado. Porém, manter uma rotina esportiva é importante para prevenir o ganho de peso e impedir que as gordurinhas acumulem no corpo, além de garantir mais energia e disposição para participar das festas.

– Bebidas que ajudam a desinchar: A nutricionista recomenda o consumo de água de coco e sucos naturais, preparados com folhas verdes escuras e salsinha, para reduzir o inchaço causado pelas bebidas alcoólicas e/ou gaseificadas. Você também pode preparar sucos detox que vão ajudar a eliminar os metais pesados do organismo, facilitar a digestão e impedir o mal-estar causado pelo excesso de bebida.

– Faça um lanche antes de ir para as festas: Ir com fome para essas comemorações é um sinal que você vai acabar comendo tudo o que vier pela frente. Por isso, Natalia Vignoli recomenda: “Faça um lanche composto por proteínas (iogurte, ovo, atum) antes das festas, assim, você não chega faminto”, explica.

– Beba muita água: Manter a hidratação do corpo é fundamental para que ele funcione de maneira correta. Além disso, dezembro é marcado pelas altas temperaturas e clima bem abafado, por isso, transpiramos bastante e precisamos repor esse líquido. E, para quem consome bebidas alcoólicas, não se esqueça de revezar com água.

– As saladas são boas opções para dar saciedade: Algumas ceias possuem saladas completas e saborosas para compor as refeições. “Escolha 2 tipos de folhas, algum legume, um tipo de grão (grão de bico, ervilha, etc) e uma proteína animal (caso consuma). Esses alimentos geram saciedade, são refrescantes e ricos em nutrientes, evitando o consumo excessivo ao longo da noite”, indica a nutricionista.

– Não vá com muita “sede ao pote”: Antes de se servir nos eventos, permita-se analisar os pratos antes de experimentar, e opte por colocar um pouco do que mais lhe agrada, sem exageros: “Comendo pequenas degustações, você acaba com um prato equilibrado e saudável”, finaliza a profissional.


+ Bem-estar