Saiba como assistir à chuva de meteoros Geminídeos, que tem pico nesta terça-feira

  • Nene Sanches
  • Publicado em 14 de dezembro de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A última chuva anual de meteoros é originária da Constelação de Gêmeos e surge devido a detritos do asteroide 3200 Phaethon

Os meteoros Geminídeos costumam ser brancos, rápidos e são bem mais densos do que os de outras chuvas

Se você ainda não acompanhou nenhum evento astronômico em 2021, calma, que ainda dá tempo. A última chuva de meteoros do ano, a de Geminídeos, terá seu pico nesta terça-feira (14) e é uma das melhores chuvas anuais, na qual surgem até dezenas de meteoros por hora.

Embora o auge do fenômeno ainda esteja para acontecer, a chuva em si já começou em 4 de novembro e se estenderá até a próxima sexta-feira (17).

Os Geminídeos são resultado dos detritos do asteroide 3200 Phaethon, avistado pela primeira vez no início dos anos 1980. Phaethon tem uma órbita de 524 dias que o leva mais perto do Sol do que qualquer outro asteroide: a cerca de 21 milhões de quilômetros.

40 quilômetros acima

Essa distância corresponde a menos da metade da aproximação máxima entre Mercúrio e a estrela-mãe, segundo a Sociedade Planetária, organização de divulgação astronômica criada por Carl Sagan e outros grandes nomes da área.

Segundo uma notícia da revista Galileu, os meteoros Geminídeos costumam ser brancos, rápidos e são bem mais densos do que os de outras chuvas.

De acordo com comunicado da Nasa, antes de queimar eles alcançam uma altura de aproximadamente 40 quilômetros acima da superfície terrestre, enquanto outros meteoros, como os Perseidas, queimam a altitudes muito maiores.

Como observar

A observação pode ser um pouco dificultada devido ao brilho da Lua, que estará 78% cheia e alta durante grande parte da noite.

Porém, você pode prestar atenção no pico da chuva para observá-la melhor. O ápice acontece quando o radiante — ponto no céu onde os meteoros parecem se originar — é o ponto mais alto no momento.

Não é preciso olhar diretamente para a Constelação de Gêmeos para ver o espetáculo. Na verdade, os meteoros mais distantes do radiante parecerão mais longos, então, o ideal é olhar a 45 graus de distância dessa localidade.

Por isso, na dúvida do cálculo, o mais importante é se aconchegar em um lugar escuro, longe das luzes da cidade.

Deixe os olhos se ajustarem por 30 minutos ao direcioná-los para a parte mais escura do céu. Dará para ver meteoros vagando a 35 km/s, o que é 250 vezes mais rápido do que o carro mais veloz do mundo.


+ Astronomia