Saiba como as meias podem te ajudar a descobrir um problema de saúde

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 4 de julho de 2022 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mudanças nos pés podem indicar que o coração não está funcionando muito bem, e é importante procurar atendimento médico

O estado que os pés ficam após usar meias podem indicar problemas de saúde – foto Notícias ao Minuto

 

Quando você tira suas meias, fica com as marcas na perna ou nos pés? Pois saiba que senti-las apertadas pode indicar um problema sério de saúde.

O inchaço periférico, que acontece nos pés e pernas, é um dos sintomas mais comuns de doença cardíaca.

A condição é um nome genérico para vários problemas que podem afetar o órgão — alguns exemplos são pressão alta, parada cardíaca, doença coronária, arritmia, doença das artérias periféricas e doença cardíaca congênita.

A médica britânica Sarah Jarvis, do site Patient Access, explica que o inchaço pode indicar que o coração está enfraquecido e não consegue bombear sangue de forma eficiente para todo o corpo.

“Como resultado disso, o fluido pode se acumular, e um dos primeiros lugares que o fenômeno acontece é nos tornozelos.

A doença cardíaca pode acontecer como resultado de um ataque cardíaco (e algumas pessoas podem tê-lo sem nem perceber)”, alerta a profissional, em entrevista ao The Sun.

Ela lembra ainda que um coração fragilizado corre ainda mais risco de ter ataques cardíacos, e que outro efeito da doença é o acúmulo de líquido nos pulmões.

Por isso, outro sintoma comum é falta de ar quando se deita com as costas em uma superfície plana.

A alta de colesterol no sangue também pode causar problemas nos pés, já que a substância gordurosa se acumula nas artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo para o coração.

“Quando esse fluxo piora, o corpo não consegue entregar sangue, nutrientes e oxigênio suficiente para a pele e tecidos moles. Isso normalmente acontece primeiro nos pés, que estão mais distantes do coração”, afirma o site da Fundação Britânica do Coração.

Outros sinais possíveis são dor nos pés, úlceras e lesões que não se curam, e gangrena. Porém, esses sintomas são pouco comuns — de toda forma, caso apareçam, a indicação é procurar um profissional de saúde.

*Informações Metrópoles


+ Saúde