Saiba como aproveitar as festas de fim de ano sem prejudicar a dieta

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 5 de dezembro de 2021 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem se esforçou para perder peso durante o ano, não precisa temer as ceias de fim de ano – veja como se manter em forma e ainda aproveitar tudo!

Quem se esforçou para perder peso durante o ano não precisa temer a ceia de Natal

 

Com a chegada das festas de fim de ano, é provável que você já tenha estabelecido metas para não prejudicar os resultados de perda de peso e condicionamento físico conquistados com tanto suor ao longo dos últimos meses.

Contudo, especialistas apontam que aproveitar um tempo de folga não irá colocar tudo a perder.

Na visão do educador físico especialista em suplementação Mike Matthews, dedicar um tempo para desfrutar as festividades sem culpa é uma coisa boa, e é improvável que você prejudique de forma significativa o progresso conquistado em direção aos seus objetivos — desde que evite exageros.

“Você pode fazer uma pausa. Muitas pessoas não percebem que, se você parar seu treinamento por uma semana e comer mais, provavelmente, não irá causar muitos danos”, defendeu Matthews ao portal Insider.

O que pode atrapalhar seu progresso, no entanto, é contar calorias ansiosamente ou ir à academia durante o tempo com a família, segundo o educador físico.

Tais práticas são sinais de rigidez excessiva e, a longo prazo, podem tornar o ritmo insustentável.

A recomendação, para quem quer garantir resultados, é investir em uma rotina de autocuidado focada em bem-estar — que inclui brechas para aproveitar períodos de férias e descanso.

Depois do período, as chances são muito grandes de você retornar à rotina de exercícios revigorado.

Mantenha um planejamento

Para quem costuma ter dificuldade de se desligar durante o descanso e costuma carregar o sentimento de culpa por comer um pouco mais, uma boa alternativa é se planejar com antecedência para as férias.

No caso de um evento específico, como uma confraternização de fim de ano da firma, ou a ceia de Natal, você pode se preparar ao longo do dia colocando no prato opções mais nutritivas e saudáveis nas outras refeições.

Estabeleça um prazo

Quando o assunto é se permitir ter uma refeição livre, entenda que há uma grande diferença entre fazer uma pausa e transformar a quebra de rotina em um período de semanas ou meses.

Para evitar excessos, certifique-se de que seus hábitos estejam sólidos antes das férias e estabeleça um prazo para retomar os cuidados com a dieta.

Exercício aliado ao lazer

A atividade física durante as férias não deve ser vista como obrigação, mas é sempre bom manter-se ativo.

Que tal aproveitar uma viagem à praia para correr na areia e tomar um banho de mar ao fim do exercício, ou fazer uma caminhada para conhecer melhor as redondezas do hotel?

Se você realmente adora exercícios, pode encontrar maneiras de incorporar atividades casuais, como uma caminhada rápida após o jantar ou alguma diversão ao ar livre com a família.

*Informações Metrópoles


+ Boa Forma