Saiba como a alimentação pode acelerar ou reverter o envelhecimento da sua pele

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 26 de junho de 2022 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Essa influência é ligada principalmente a três processos que estão altamente relacionados com o que você come

Alimentação pode influenciar de maneira positiva ou negativa o processo de envelhecimento da pele

 

Dependendo de como é a sua dieta, há uma influência positiva ou negativa dos alimentos na pele.

Essa influência é ligada principalmente a três processos que estão altamente relacionados com o que você come:

Oxidação (maior produção de radicais livres)

Um dos mais importantes mecanismos do processo de envelhecimento é o estresse oxidativo.

Nosso organismo está acostumado a lidar com radicais livres, mas quando há uma produção exagerada deles, o nosso sistema antioxidante natural não é capaz de combater.

Como resultado, sofremos com alterações nas funções das células, até mesmo no DNA celular, e isso culmina no envelhecimento precoce, com aparecimento de manchas, rugas e flacidez – pela perda de função das proteínas de sustentação.

Como evitar: Na dieta, alimentos de alto índice glicêmico, como carboidratos, farinhas e açúcares, quando consumidos em excesso geram um processo denominado como estresse oxidativo, que desencadeia mais problemas, ao ativar diversas vias inflamatórias no organismo e contribuir para a inflamação crônica.

Inflamação;

Naturalmente, nosso organismo utiliza-se da inflamação para se proteger. Mas quando há o estresse oxidativo no organismo, a todo momento são liberados mediadores pró-inflamatórios.

As vias inflamatórias são ativadas e podem desencadear diversos problemas de pele, desde irritação, vermelhidão até fraqueza da função de barreira, aumentando a suscetibilidade para o aparecimento de rugas.

Como evitar: Existem alimentos que contribuem para esse aumento da inflamação, principalmente aqueles ricos em gorduras trans, frituras de imersão e carboidratos de alto índice glicêmico.

Glicação (endurecimento das fibras de colágeno)

O alto consumo de carboidratos faz com que as moléculas de açúcar reajam com as proteínas de sustentação do organismo (glicação), aumentando o processo de envelhecimento da pele e a flacidez.

Como evitar: não ter por excesso de açúcares na dieta.

DIETA PARA A PELE

Também é possível usar a dieta para combater e neutralizar esses três processos, mesmo que as consequências deles sejam tratadas apenas em consultório.

Para o combate do estresse oxidativo, existem diversos alimentos que possuem capacidade antioxidante, principalmente aqueles ricos em Vitamina C, Vitamina E, oligoelementos, selênio, zinco, carotenoides e polifenóis como resveratrol.

Porém, ainda que nutrientes isolados sirvam como antioxidantes, o ideal é investir em alimentos que sejam ricos em uma grande variedade dessas substâncias. Um alimento sozinho não surtirá efeito.

Para combater a inflamação, alimentos como açafrão (cúrcuma), chá verde, chá preto, gengibre, alho e cebola podem ser usados.

Nutrientes como fibras, magnésio, vitamina D e Ômega-3 também já foram destacados em estudos devido a seus efeitos anti-inflamatórios.

É possível acrescentar nessa lista também os alimentos e suplementos pré e probióticos, que melhoram o perfil inflamatório do organismo como um todo, por meio da manutenção da flora intestinal

Também é possível combater a glicação: as fibras são essenciais, além do consumo proteico adequado. Ambos conseguem controlar a velocidade dos picos de açúcar no sangue.

Limitar os açúcares traz um efeito altamente benéfico. Alimentos integrais, leguminosas, frutas e verduras, fazem parte da estratégia que vai limitar a hiperglicemia.

Alimentos como canela, alho, erva mate, tomate, gengibre, cominho, pimenta do reino e chá-verde possuem propriedades antiglicantes, sendo assim ideais para combater os processos bioquímicos de glicação.

*Informações Boa Forma