Sacia e rejuvenesce a pele: confira todos os benefícios da batata-doce

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 3 de março de 2024 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alimento nutritivo e versátil, a batata-doce auxilia no emagrecimento e ajuda a rejuvenescer a aparência da pele

Batata-doce é um alimento nutritivo e versátil – foto Freepik

 

A batata-doce é um alimento saboroso conhecido pelo seu alto valor nutricional. Nutritiva e versátil, ela está presente em diversas receitas e pode ser uma opção para quem busca uma alimentação mais saudável.

Para quem deseja incluir o tubérculo no cardápio, a nutricionista Adriana Stavro, mestre pelo Centro Universitário São Camilo, revelou os principais benefícios da batata-doce para a saúde. Confira!

Emagrece e melhora a pele

Alimento queridinho entre os praticantes de musculação, a batata-doce é fonte de carboidratos complexos que são absorvidos de forma mais lenta pelo organismo, contribuindo para o ganho de massa muscular.

O tubérculo também é rico em fibras que auxiliam na digestão e aumentam a sensação de saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento. Além disso, fornece energia para a realização de atividades físicas.

O alimento está disponível em diferentes cores, dentre elas, branca, amarela e roxa. A batata-doce alaranjada possui betacaroteno, um precursor da vitamina A, que estimula o bronzeado, combate os radicais livres e ajuda a renovar a elasticidade da pele.

Segundo a profissional, a batata-doce também é rica em vitaminas C e E, que aumentam a produção de colágeno e fortalecem os tecidos, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Reduz risco de doenças

A vitamina A presente na batata-doce também oferece benefícios para a visão. O nutriente é responsável por evitar a secura dos olhos, infecções oculares e até mesmo cegueira noturna.

Além disso, os antioxidantes da casca da batata-doce roxa podem reduzir o risco de câncer. Por isso, a especialista recomenda consumir o alimento com a casca. No entanto, é importante lavar bem o alimento antes de cozinhar.

“Os antioxidantes ajudam a reduzir o estresse oxidativo, reduzindo a inflamação e o risco de doenças inflamatórias, como câncer, doenças cardíacas e doenças autoimunes”, finaliza Stavro.

*Informações Alto Astral


+ Nutrição