Sabesp Franca alerta para o aumento dos casos de entupimentos da rede de esgoto

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 3 de janeiro de 2023 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ocorrências crescem durante a temporada de chuvas, mas medidas simples da população ajudam o bom funcionamento do sistema

A Sabesp alerta para o aumento dos casos de entupimentos da rede de esgoto em Franca durante o período chuvoso. Um dos principais problemas é o mau uso do sistema que gera obstrução da rede e danos à população.

Durante as manutenções de equipamentos e tubulações, é comum as equipes da Sabesp encontrarem objetos pessoais e outros materiais jogados de forma incorreta em vasos sanitários e ralos.

O descarte inadequado aumenta o risco de extravasamentos, mau cheiro e exposição a vetores e pragas urbanas, prejudicando a saúde dos moradores.

“Encontramos na tubulação muitos materiais que deveriam ser encaminhados para o lixo ou reciclagem, desde fraldas, absorventes, panos, plásticos, preservativos, cabelos, pedaços de madeira até metais. O papel higiênico também não deve ser jogado no vaso sanitário. O papel dissolve na água, mas em grande quantidade forma um bloco e fica preso, obstruindo o fluxo, o que faz com que o esgoto retorne para as casas e ruas”, disse João Luiz de Andrade Areias, gerente do setor de distribuição e coleta da Sabesp Franca.

Desobstrução da rede

No período de janeiro a dezembro de 2022, a Sabesp realizou em Franca 1,6 mil serviços de desobstrução nas redes coletoras de esgoto.

Entre os meses de outubro a dezembro, período marcado por maior volume de chuvas e aumento dos casos de entupimentos de esgoto nas ruas e imóveis, foram registrados atendimentos acima da média, com total de 446 ocorrências.

É importante lembrar que a água da chuva tem que ser direcionada diretamente e separadamente às galerias pluviais e não deve se misturar com a rede coletora de esgoto, porque com o grande volume de água, a rede coletora de esgoto não vai suportar a vazão e pode ocasionar o retorno para dentro das casas e ruas.

Atitudes simples

A Sabesp alerta que atitudes simples podem contribuir com o bom funcionamento do sistema de esgoto da cidade e maior proteção ao meio ambiente:

* Nunca jogue lixo, bitucas de cigarro, preservativos, fraldas descartáveis, panos, papel higiênico, sacolas plásticas e outros objetos nos vasos sanitários e ralos;

* Sempre descarte esse tipo de lixo de maneira correta e nos locais adequados;

* Limpe e descarte no lixo os restos de comida da pia, pratos e louças antes lavá-las;

* Nunca jogue óleo de cozinha no ralo da pia, recolha em um recipiente descartável e entregue em locais de reciclagem;

* Também coloque grelhas nos ralos e sifões na pia e no tanque;

* Quando solicitar a ligação de esgoto da sua casa, não se esqueça de verificar a necessidade de instalação das caixas de inspeção e de gordura, conforme orientações da Sabesp;

*A água de chuva deve ser direcionada para a galeria pluvial, nunca para a rede coletora de esgoto.

Saiba mais informações sobre o tratamento de esgoto através do link https://site.sabesp.com.br/site/uploads/file/Folhetos/2022/AF_WEB_FOLHETO_ESGOTO%20E%20LIXO_280x210mm_JULHO2022.pdf.

Em casos de entupimentos na rede de esgoto, a Sabesp realiza a desobstrução e desinfecção dos locais afetados. O serviço pode ser acionado pelo Disque Sabesp (0800-055 0195) ou solicite atendimento pela agência virtual (www.sabesp.com.br).


+ Meio Ambiente