Formula Chopp

Avançam as obras da captação de água bruta Sapucaí Mirim, com 800 litros por segundo

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 5 de março de 2021 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empreendimento está previsto para ser entregue em 2022; deputada Graciela e delegado Davi conheceram o novo sistema

Deputada Graciela visita as obras em andamento da Sabesp acompanhada do Delegado DaviDeputada Graciela visita as obras em andamento da Sabesp acompanhada do Delegado Davi

O novo sistema de captação de água bruta de Franca, denominado Sapucaí Mirim, que consiste num valor (da época em torno de R$ 160 milhões e que hoje chegam a R$ 250 milhões) está com suas obras dentro do prazo e a todo vapor.

Na manhã da última quarta-feira (03), a deputada estadual Delegada Graciela, acompanhado do delegado Davi (suplente de deputado federal), realizou uma visita no sistema, juntos do superintendente da Sabesp, engenheiro Gilson Mendonça; do gerente de Franca da Sabesp, engenheiro, Alex Veronez; engenheiro João Vitor Vieira (responsável pelo monitoramento da obra pela Sabesp).

A ETA-Sapucaí Mirim vai quase duplicar o abastecimento de água de Franca.

“Atualmente o sistema do rio Canoas fornece 900 litros de água por segundo para o abastecimento de Franca; e com a ETA Sapucaí Mirim o Município terá mais 800 litros de água por segundo, proporcionando tranquilidade no abastecimento para os próximos quase 40 anos”, citou Gilson Mendonça.

Ele fez questão de percorrer todo o sistema, acompanhado de seus engenheiros e da deputada Graciela e do Delegado Davi, justamente para apresentar que a desde o ano passado (junho/2020), o empreendimento foi retomado com a intercessão da Delegada Graciela.

“Hoje existem canteiros de obras nos 21 quilômetros do trecho que a ETA possui para chegar água ao reservatório da Santa Cruz”, explicou. Desta forma, os moradores de Franca podem se tranquilizar com as obras, já que a previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2022.

Caminhos da água

A deputada Delegada Graciela e o Delegado Davi se surpreenderam com a proporção do empreendimento que Franca receberá, em breve.

“Trata-se de um avanço para o sistema de abastecimento do Município. Isso é qualidade de vida” resumiu Graciela.

“Fizemos o chamado Caminhos da Água. Desde a captação bruta no rio Sapucaí; passando pelas elevatórias; no sistema de tratamento, bem como nos ramais até chegar ao reservatório da Santa Cruz. Talvez a população desconheça a grandiosidade da obra e afirmo que é um avanço para Franca”, ressaltou.


+ Obras