Rotas do Café: conheça as atrações da Rota Mogiana Paulista, que passa por Franca

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 20 de abril de 2025 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As experiências de quem percorre a Rota Mogiana vão desde trilhas nos cafezais e cursos de torra até visitas a centros de pesquisa.

O Estado de São Paulo produz cerca de 5 milhões de sacas de café por ano e é um dos três maiores produtores do grão no Brasil. Mas além da importância comercial, o café também ganha destaque como atração turística em São Paulo.

Atualmente, o estado tem cinco roteiros turísticos que conectam fazendas, patrimônios culturais, atrativos naturais e experiências gastronômicas ligadas à produção cafeeira.

São as chamadas Rotas do Café, que o Governo de São Paulo lançou neste mês e são abertas à visitação. Conheça as atrações.

O Rotas do Café possui um site completo com um mapa interativo dos roteiros turísticos. Acesse o site do Rotas do Café para conhecer a fundo as atrações.

Rota Mogiana Paulista

A Rota Mogiana Paulista passa pelas cidades de Cristais Paulistas, Franca, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Altinópolis, Santo Antônio da Alegria, Jeriquara

A Mogiana Paulista é considerada uma das regiões mais tradicionais da cafeicultura nacional. Cidades como Franca, Altinópolis, Pedregulho, Jeriquara e Santo Antônio da Alegria fazem parte desse roteiro que combina inovação, pesquisa e tradição.

Essa é uma das poucas regiões do país onde o visitante pode vivenciar todas as etapas da cadeia produtiva do café, com destaque para o trabalho técnico, os cafés com certificações e a herança familiar preservada. As experiências vão desde trilhas nos cafezais e cursos de torra até visitas a centros de pesquisa.

Fazendas como a Pietà Café, o Sítio Capoeira, o Café Labareda e o Sítio Falcão do Alto da Serra oferecem visitas técnicas, degustações, workshops e espaços gastronômicos com foco nos grãos produzidos localmente​.

O que fazer nas Rotas do Café

As Rotas do Café no estado de São Paulo oferecem uma série de atrações de turismo rural. Os passeios incluem visita a fazendas de café, onde é possível vivenciar as etapas de produção do grão, da colheita até a degustação. Além disso, as visitas passa pela história e cultura do café em São Paulo.

Confira as atrações das Rotas do Café:

Colheita do café: entre maio e outubro, turistas podem participar da colheita, vivenciando o trabalho no campo e aprendendo sobre o processo de seleção de grãos;

Florada do café: antes da colheita, entre outubro e novembro, ocorre a florada, quando os cafezais se enchem de pequenas flores brancas com um aroma adocicado;

Torrefação e moagem: fazendas e torrefações abertas ao público permitem acompanhar de perto o processo de torra dos grãos e a moagem. A experiência inclui degustação de café fresco;

Nas Rotas do Café, também é possível conhecer a fermentação controlada, técnica usada para intensificar aromas e sabores do café. Além disso, há também os cafés envelhecidos, em que os grãos passam por uma maturação especial antes da torra;

Visitação a fazendas: quem percorre as Rotas do Café pode conhecer fazendas centenárias do estado de São Paulo. Lá, os visitantes encontram hospedagem, trilhas, passeios ecológicos, entre outros.

Produção de café no estado de São Paulo

O Estado de São Paulo tem papel central na cafeicultura do Brasil. Foi nesse estado que o grão encontrou as condições ideais para crescer e se tornar um dos principais motores do desenvolvimento nacional entre os séculos XIX e XX.

Ainda hoje, São Paulo está entre os três maiores produtores do país, com uma produção anual que ultrapassou 5,4 milhões de sacas em 2024.


+ Agronegócios