Quer saber quanto cada candidato está gastando? Informação é pública para consulta

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 30 de agosto de 2022 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca tem mais de 30 candidatos a deputado; arrecadação e gasto de cada um está na internet

Franca tem mais de 30 candidatos a deputado; arrecadação e gasto de cada um está na internet

Quer saber quanto cada um dos mais de 30 candidatos a deputado por Franca está gastando na campanha? Isso é simples e os dados são públicos.

Basta acessar o Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), que pode ser acessado no Portal do Superior Tribunal Eleitoral (TSE).

O serviço disponibiliza para consulta pública a arrecadação e os gastos de campanha das candidatas e dos candidatos que disputam as Eleições deste ano.

Alguns dados são apresentados em forma de tabelas e infográficos para facilitar o entendimento. A ferramenta é importante para garantir a transparência do processo eleitoral e identificar possíveis irregularidades.

Como fazer

Para realizar consultas no DivulgaCandContas, basta acessar a ferramenta no Portal do TSE clicando em “Eleitor e Eleições”, menu localizado na barra superior da página, e em seguida em “Eleições 2022” e “DivulgaCandContas”. O acesso também pode ser feito pelo link divulgacandcontas.tse.jus.br.

Consultas individuais e contas eleitorais

No DivulgaCandContas, é possível consultar dados desde 2004 até os dias atuais. O sistema é atualizado de hora em hora. No caso de doações recebidas, os responsáveis pela campanha do partido ou do candidato devem atualizar os dados no sistema até 72 horas após o recebimento.

Este ano, os relatórios financeiros e a prestação de contas parcial de campanhas, contendo toda a movimentação financeira ocorrida até 8 de setembro, serão recebidos de 9 a 13 do mesmo mês, com divulgação no dia 15.

A prestação de contas final do primeiro turno será recebida até 1º de novembro e, no caso de segundo turno, até 19 de novembro.

É possível pesquisar na aba “Consultas Individuais/Contas Eleitorais” alguns assuntos específicos:

• Doadores e Fornecedores – consulta por pessoas físicas e jurídicas contratadas e as respectivas contribuições;

• Limite de gastos – limite de gastos de campanha e contratação de pessoal;

• Sobra de Campanha – consulta por candidato, direção partidária ou individual (disponível após a entrega de prestação de contas);

• Dívida de Campanha – verificar qual candidato, direção partidária ou indivíduo está com dívidas de campanha;

• Financiamento Coletivo – consultar dados de doação de recursos por meio da internet e de aplicativos eletrônicos administrados por empresas especializadas e aprovadas para esse tipo de serviço;

• Ranking de Doadores e Fornecedores – lista dos candidatos que mais usaram financiamento próprio para a campanha, dos maiores doadores pessoas físicas, dos maiores fornecedores (empresas mais contratadas) e concentração de despesas;

• Comparativo entre Candidatos – comparativo considerando o total de recursos arrecadados e gastos de campanha;

• Estatística de Candidaturas – dados acerca de candidaturas, filiação, prestação de contas, processos eleitorais e demais informações;

• Repositório de Dados Abertos – acesso a dados brutos sobre candidatos, partidos, eleitorado e mesários, entre outros;

• Prestação de Contas Esperadas – as prestações de contas esperadas de direções partidárias.

Consultas por regiões

Na ferramenta, é possível consultar ainda dados das candidatas e dos candidatos, como nome completo, número na urna, lista de bens declarados e demais informações.

Para isso, basta escolher o ano do pleito no canto superior direito, a região e o candidato ou diretório estadual/distrital ou municipal. Para pesquisa no Brasil, aparecem dados sobre concorrentes à Presidência da República e diretórios nacionais.


+ Eleições