Queijo: conheça 3 benefícios incríveis desse alimento versátil

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nutricionista explica como o queijo pode ajudar a prevenir doenças e manter o bom funcionamento do nosso organismo

Queijo é um alimento versátil que vai bem tanto sozinho quanto acompanhado ou em receitas – foto Arquivo

 

Muito usado em entradas, pratos principais e sobremesas, o queijo é um alimento extremamente versátil que pode ser ingerido tanto sozinho quanto como acompanhamento.

Além disso, ele pode ser encontrado em diversos gostos, como doce e salgado, sendo capaz de agradar os mais diferentes paladares.

Mas, além de ser um alimento muito querido na gastronomia, o consumo diário do laticínio também oferece inúmeras vantagens à saúde. Além de ser fonte de probióticos, cálcio e proteínas — que ajudam a regular o intestino — ele também possui vários outros nutrientes e vitaminas que contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Assim, se você ficou interessada em incluir o queijo na sua alimentação, mas ainda não está convencida do seu potencial, a nutricionista Dra. Graciela Vargas separou os 3 principais benefícios deste alimento para o nosso bem-estar.

Benefícios do queijo

1. Equilibra a flora intestinal

O consumo do alimento pode prevenir e aliviar o desconforto causado por doenças intestinais.

“O queijo pode evitar casos de prisão de ventre ou diarreia porque possui um elevado teor de probióticos, que são bactérias boas que auxiliam no equilíbrio da flora intestinal”, afirma Graciela.

2. Fortalece dentes e ossos

A ingestão da quantidade certa de cálcio na dieta é capaz de ajudar a manter dentes e ossos mais fortes e saudáveis, além de evitar problemas como a osteoporose.

“Todos os produtos derivados do leite possuem bastante cálcio, mas o queijo tem uma mistura de vitamina B e proteínas que facilita a absorção dele no organismo, então acaba sendo mais indicado que outros derivados”, comenta a nutricionista.

3. Previne o câncer de intestino

O butirato, que se forma no intestino devido à digestão do queijo, ajuda no trabalho e na diferenciação das células intestinais, podendo auxiliar na prevenção de mutações neoplásicas ou multiplicação de células alteradas.

Ele também atua na diminuição do pH intestinal, fazendo com que as chances de surgirem alterações nas células sejam menores.

Opções para intolerantes à lactose

A intolerância à lactose é um distúrbio muito comum que gera incapacidade no indivíduo de digerir o açúcar presente no leite. Porém, quem sofre desse problema não precisa abrir mão do queijo na dieta.

“Os queijos mais amarelos e envelhecidos são ótimas opções, pois contam com pouca lactose. Nesse caso, um bom exemplo é o parmesão que, em quantidade adequada dentro de uma alimentação equilibrada, possui essas características e ainda é um queijo super rico em umami, o quinto gosto básico do paladar”, finaliza a nutricionista.

*Informações Alto Astral


+ Nutrição