Quando lavar os travesseiros? Especialistas explicam e dão dicas de como fazer

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 31 de janeiro de 2025 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mais difíceis de higienizar, os travesseiros devem ser limpos de maneira periódica para evitar o acúmulo de microorganismos

Após um dia longo e cansativo, nada como deitar a cabeça no travesseiro! Mas não somos os únicos que estão desfrutando da superfície. Um olhar aprofundado te leva a descobrir que o item é lar de milhões de bactérias, fungos, ácaros e vírus, que podem trazer prejuízos à saúde. Por isso, a limpeza dele é fundamental.

Em pesquisa do Instituto Pasteur de Lille, na França, estudiosos analisaram os lençóis de pacientes de hospital e descobriram que, após o uso, os itens estavam repletos de bactérias Staphylococcus, comumente encontradas na pele humana.

“Os travesseiros e as roupas de cama acumulam uma série de agentes que podem impactar diretamente a nossa saúde e o nosso bem-estar. Entre os principais estão ácaros, poeira, células mortas da pele e resíduos de produtos, como cremes e óleos corporais”, indica Juçara Monaco, influencer de limpeza e organização.

Esses microrganismos podem desencadear alergias – tanto na pele quanto respiratórias – e crises de asma, além de poderem afetar a qualidade do sono.

De quanto em quanto tempo devo lavar o travesseiro?

Devido à presença de plumas e sua densidade, pode ser difícil imaginar o processo de lavagem do travesseiro em comparação às fronhas e aos cobertores. Mas ainda é necessário realizar lavagens e aplicar técnicas de higienização, com algumas precauções para evitar o surgimento de mofo devido à retenção de umidade ou gerar danos à estrutura do travesseiro.

A lavagem total, porém, não é recomendada por especialistas. “Não aconselhamos a lavagem total para todos os materiais. Por exemplo, a espuma e a pluma de ganso não podem ser lavadas, por demorar a secar. Quanto mais higieniza, mais fungos aparecem”, explica Fritz Paixão, CEO da CleanNew.

A influenciadora de limpeza acrescenta que, a recomendação geral de lavagem de travesseiros é a cada seis meses, mas a frequência pode variar conforme os padrões de uso e do material.

Contudo, apesar de realizar a higienização do travesseiro, é necessário prestar atenção à vida útil do material, pois, por exemplo, com o tempo, um terço do peso do travesseiro é formado por ácaros: “É necessário trocar os travesseiros a cada 2 anos, em média”, diz o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria e parceiro da Bettanin.

Quando devo higienizar o travesseiro?

Antes mesmo da higienização, o biomédico explica que, para evitar o excesso de limpeza ou lavagens, é indispensável colocar uma proteção, como uma capa com zíper, priorizando que sejam impermeáveis por dentro e por fora. O especialista ainda explica que, no caso de capas protetoras, é necessário lavá-las semanalmente.

Ainda, em termos de manutenção, é importante se atentar à presença de umidificadores de ar no quarto. “Os ácaros precisam acima de 70% de umidade ambiental para crescer. Não recomendo umidificadores ambientais, pois, em pouco tempo, eles conseguem essa umidade, enquanto a OMS recomenda que esteja entre 50% e 60%”, coloca o Dr. Bactéria.

Caso você tenha travesseiros feitos de espuma, viscoelástico ou plumas, estes não devem ser lavados com água, pois a umidade pode comprometer a estrutura interna e, ainda, provocar a proliferação de microrganismo. “A limpeza a seco ou com um aspirador é a mais indicada para este tipo”, sugere Juçara.

Segundo Fritz, o látex é um dos únicos materiais em travesseiros que podem ser higienizados devido ao tipo de espuma: “Pode ser higienizado em lavanderias ou na máquina de lavar com produto bactericida. Se não usar esse produto e o travesseiro não secar corretamente, só piorará a incidência de ácaros e fungos no travesseiro”.

Como lavar o travesseiro na máquina de lavar?

Paixão explica que, caso for lavar o travesseiro, a melhor aposta é a lavagem na máquina de lavar, devido ao processo de centrifugação que auxilia para que ele saia sem muita retenção de água e sabão.

“Existem alguns sacos que você pode colocar o travesseiro para fazer com que a máquina, na hora de bater, não dissolva a costura e, consequentemente, danifique e a solte”, aponta.

Para lavar na máquina, a influenciadora de limpeza recomenda colocar dois travesseiros por carga para equilibrar o peso. “Ainda, use um ciclo delicado com água fria ou morna e um detergente suave. Faça um enxágue extra para remover possíveis resíduos de sabão”, indica Juçara.

Cuidados ao lavar

Depois, seque em temperatura baixa ou ao ar livre, sem expor ao sol, garantindo que esteja completamente seco. “Para evitar acúmulo de resíduos, prefira detergentes líquidos suaves e evite produtos como alvejantes ou amaciantes, que podem comprometer a integridade do enchimento”, diz a influenciadora.

Ademais, Fritz desaconselha o uso de produtos que não tenham algum tipo de agente, sendo necessário usar produtos bactericidas que possam matar ácaros, fungos e bactérias.

Como lavar o travesseiro à mão?

Apesar de não ser o método mais aconselhado pelos especialistas, Juçara explica que ainda é possível fazer a limpeza do travesseiro à mão. “Encha uma banheira ou bacia grande com água morna e detergente suave. Depois, submerja o travesseiro e pressione delicadamente para remover a sujeira”, indica.

Enxágue várias vezes com água limpa até eliminar todo o sabão. Depois, retire todo o excesso de água sem torcer, apenas pressionando suavemente. Deixe secar completamente.

“Uma curiosidade é não ser recomendado arrumar a cama assim que acorda, pois perdemos água do corpo durante a noite e o leito precisa ficar arejado antes de arrumado, para não acumular essa umidade”, finaliza Dr. Bactéria.


+ Casa e Decoração