“Próxima semana será de chuvas mais intensas pela região sudeste”, diz Inmet

  • Robson Leite
  • Publicado em 30 de janeiro de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Chuvas podem chegar a 100 mm por dia, o que pode deixar o solo encharcado de algumas regiões, com chances de desmoronamento

A próxima semana será marcada por fortes chuvas na região sudeste, principalmente no Estado de São Paulo e parte de Minas Gerais.

Além de Franca, as regiões com maior potencial de serem afetadas em território paulista são as Regiões Metropolitana e Macro Metropolitana da cidade de São Paulo, Campinas, Araraquara, Piracicaba, Ribeirão Preto, e Vale do Paraíba.

Assis Diniz, chefe da previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em entrevista à CNN Brasil, explica que “a zona está passando por uma convergência, causando chuvas significativas até a próxima quarta-feira (2)”.

O especialista alerta que as chuvas podem chegar a 100 mm por dia, o que pode deixar o solo encharcado de algumas regiões, com chances de desmoronamento.

Os temporais podem ser acompanhados de rajadas de vento superiores a 100 km/h e queda de granizo.

De acordo com o Inmet, o volume de chuvas previsto é acima de 100 milímetros por dia. Diante do cenário, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) vai monitorar a evolução dos avisos em tempo real e as regiões que devem ser afetadas já foram notificadas da situação.


+ Tempo