Professores podem se inscrever para Prêmio Educador até no dia cinco de fevereiro

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 17 de janeiro de 2024 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo da premiação é reconhecer o trabalho dos educadores

Professores interessados em participar da 2ª Edição do Prêmio Educador Transformador têm até cinco de fevereiro para se inscrever.

A premiação é realizada pelo Sebrae, pela Bett Brasil e pelo Instituto Significare. O objetivo é identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais inovadores e transformadores, implementados por professores de todo o Brasil, focados na educação empreendedora.

Serão aceitos projetos realizados por professores entre os anos 2021 e 2023, vinculados a instituições de ensino. Esses projetos podem ter formatos diversos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos.

O professor candidato poderá inscrever um ou mais projetos nas sete categorias do prêmio: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano); Ensino Médio; Educação Profissional; Educação Superior; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Inscreva-se no link https://educadortransformador.com.br/.

Na edição anterior, cerca de 2.9 mil projetos foram inscritos. Desta vez, a disputa prevê a realização de etapas estaduais, regionais e nacional.

O anúncio dos vencedores na etapa final está previsto para o fim de abril, durante a 29ª edição do Congresso Internacional Bett Brasil, que acontecerá em São Paulo/SP.

Os três primeiros colocados em cada uma das sete categorias receberão certificado de participação. O primeiro colocado receberá troféu, pacote de participação em missão nacional para um evento de educação e um notebook.

A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Edleide Alves, destaca a relevância de realizar premiações que estimulem ainda mais os educadores em sala de aula.

“É um reconhecimento a esses atores indispensáveis à qualidade da escola, o berço de futuro. Por meio do desenvolvimento de um projeto educacional, da prática em sala de aula, com a mobilização de saberes, habilidades e comportamentos, é possível gerar pequenas conquistas que transformam a realidade daquela escola, da comunidade e do país”, ressalta.

Experiência

O professor universitário Antônio Carlos Mariz Júnior, de Brasília (DF), foi um dos vencedores da primeira edição do prêmio. Isto porque durante a pandemia, ele implementou o projeto Educast IESB, um Podcast Educacional no qual a produção – que inclui a roteirização, gravação e finalização — ficava toda sob responsabilidade dos alunos.

A experiência foi um sucesso porque, além de promover inclusão digital, possibilitou um empoderamento feminino, já que as mulheres são maioria no curso.

“É um podcast que envolve a comunidade escolar e que certamente vai atingir onde essas profissionais irão atuar. Elas começaram a entender que a tecnologia pode ajudar no processo de ensino. Além disso, sentem-se mais capacitadas porque dominam outras ferramentas”, conta o docente, que ganhou uma missão técnica nacional e uma bolsa integral no curso MBA em Educação Empreendedora do Sebrae 5.0 (360 horas).


+ Educação