Professor atravessa rio com alunos nas costas para que possam estudar e comove a web

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 11 de abril de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A rotina de transporte dos alunos começou de uns anos pra cá, pois antigamente a escola não tinha alunos do outro lado do rio

É mais do que ensinar! Um professor faz um ato muito generoso todo dia para ajudar seus alunos a chegarem até a escola: ele carrega um por um nas costas para atravessar o rio que dá acesso ao colégio! Tamanho esforço foi registrado e o vídeo está recebendo milhares de elogios a ele nas redes sociais.

A escola em que o professor leciona fica localizada nas zonas rurais de Avis e San Juan de Chorunga, em Arequipa, uma cidade no Peru. O local é cercado pela natureza. Normalmente, os alunos precisam atravessar as águas do rio a pé! Só que até o video viralizar pouca gente sabia disso.

“Há dias que a água bate no joelho, em outros na cintura e quando está muito forte, colocamos cordas para nos segurar desde as pontas, se estiver muito carregado e perigoso, não arriscamos”, contou o professor Ángel Carrasco.

A rotina deles

A cena, apesar de ter sido gravada em um dia específico, é cotidiana, segundo relatos dos alunos e famílias. Às 7h20 de todas as manhãs, o professor vai na beira do rio, em Avispa, para literalmente atravessar cinco alunos nas costas.

Um pouco mais tarde, às 7h50, Ángel vai ao setor San Juan e carrega mais três alunos nas costas para atravessar o rio.

Ao final do turno, depois das 13h40, o educador faz o caminho inverso para que os alunos possam voltar para suas casas em segurança.

São três crianças, de 7 anos, três meninas, de 10 anos, e dois meninos menores de 5 anos.

Anos de luta 

Ángel é professor na região há mais de 10 anos e diz que só consegue descansar do trabalho de carregar os alunos nas costas, quando aparece alguém para oferecer ajuda.

A rotina de transporte dos alunos começou de uns anos pra cá, pois antigamente a escola não tinha matriculados alunos que morassem em regiões do outro lado do rio.

A Instituição onde Ángel é educador sofre por não ter o mínimo básico, como banheiros e água corrente.

Dificuldades básicas

A água, por exemplo utilizada pelas crianças, vem de um canal de irrigação por meio de um duto e os alunos usam apenas para lavar as mãos, não podem beber.

O banheiro é uma fossa séptica, a direção da escola aguarda obras do poder público para instalar serviços básicos.

De acordo com o portal Só Notícia Boa, apesar de todas as dificuldades, Ángel diz que não vai largar o trabalho.

“É uma experiência que faço com prazer, pois os pais se esforçam para que seus filhos estudem e também sou pai de 2 menores e não gostaria que eles ficassem sem estudar por algum fator como o clima”, afirmou.

Assista ao vídeo:


+ Boas Ações