Procurando pelo perfume perfeito? Aprenda a como fazer a escolha certa aqui!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 21 de agosto de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em meio a tantas opções de fragrâncias, é bom saber que existem algumas “técnicas” para escolher o perfume certo para você

perfume

Em meio a tantas opções, existem algumas “técnicas” para escolher o perfume ideal – foto Freepik

 

Há quem não saia de casa sem perfume, seja para ir a uma festa ou apenas para dar uma volta pela região e fazer compras. No entanto, quando acaba um frasco, vem aquela dúvida: comprar novamente o mesmo ou experimentar outra opção?

Caso você opte pela segunda ideia, vai ver que existem as mais variadas fragrâncias no mercado. Florais, adocicados, orientais, cítricos, amadeirados… São tantos cheiros diferentes que fica até difícil escolher!

Por isso, que tal um “empurrãozinho”? Hoje o perfumista Fabiano Ramos traz algumas dicas de como não errar nessa escolha. Confira quais são!

Não tenha pressa!

A dica do especialista é não escolher o perfume à primeira borrifada. “Cada pele reage a uma fragrância de maneira única, então o ideal é experimentar e voltar à loja apenas no dia seguinte para comprá-lo de fato”, recomenda.

Assim, você terá mais tempo para se adaptar ao cheiro e concluir se ele realmente te agrada ou não.

Entenda que o perfume tem fases

Você sabia que o perfume não exala exatamente as mesmas notas ao longo das horas após o uso? E isso acontece graças à pirâmide olfativa. Por isso, é importante esperar algum tempo antes de se decidir por aquela fragrância.

“A pirâmide olfativa de uma fragrância é formada pelas notas de topo, aquelas que são percebidas logo depois de uma borrifada, mas que evaporam rapidamente; as notas de corpo, que aparecem assim que o perfume é absorvido pela pele, onde estão os principais componentes do perfume que farão você amá-lo ou descartá-lo; por fim, as notas de fundo que dão às caras só depois de algumas horas e imprimem a personalidade daquele cheiro”, esclarece o perfumista da Ginger Fragrances.

Explore suas opções

Para saber de quais fragrâncias gosta mais, avalie aqueles que você tem, já teve ou gostou quando sentiu em alguém.

Dependendo do que você notar em comum entre eles, vai encontrar uma rota para buscar por seu novo perfume preferido.

“Se a maioria apresentar fragrâncias leves e frescas, com certeza seu tipo de perfume está na família cítrica, frutada ou floral. Agora, se forem doces e intensos, é na categoria de orientais e amadeirados que você vai encontrar seu próximo perfume”, finaliza Fabiano.

*Informações Alto Astral