Procon-Franca divulga pesquisa sobre presentes de Natal: preços assustam

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 16 de dezembro de 2020 às 22:18
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 11:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Variação de preços entre os estabelecimentos comerciais da cidade supera 150% – é preciso pesquisar

O Procon-Franca, órgão de defesa do consumidor, está divulgando a sua mais recente pesquisa realizada em estabelecimentos com sede na cidade, relacionados aos produtos mais procurados para presentes em véspera de Natal. 

O levantamento foi pesquisado junto aos sites de 11 empresas mais citadas por consumidores, consistindo numa verificação ampla daqueles produtos mais sugeridos para compra nesse período do ano.

A orientação básica dos agentes envolvidos nesse trabalho voltado ao consumidor, é que antes de sair para as compras, verifique com certeza o que deseja adquirir e pesquise, visite os estabelecimentos ou endereços eletrônicos, pois conforme aponta a pesquisa existem diferenças consideráveis entre um produto e outro.

O Procon Franca informa também que dando sequência aos trabalhos de prevenção na relação consumista, este órgão estará realizado nesta quinta-feira, 17, operações fiscalizatórias presenciais junto ao comércio local, observando as recomendações sanitárias dos órgãos de saúde. 

Por uma questão estratégica preferiu não antecipar as regiões que os fiscais estarão e nem os tipos de estabelecimentos que serão visitados.

Sobre a Pesquisa

Dentre os setores pesquisados na última semana, o que apresentou a maior variação de preços em diferentes estabelecimentos é o de lazer. 

Um exemplo: o kit de ferramentas Sparta com 129 peças 13564 com maleta, onde no primeiro site consultado custava R$ 249,00, enquanto no último, R$ 99,00, representando uma diferença de 150,24%. 

Considerando que se trata de uma área que compõe de forma significativa os lucros das vendas da data, outros produtos também mostraram grandes disparidades, como a bola de vôlei oficial da marca rainha, com 75,18% e o livro ‘Fahrenheit 451”, com 69,13% de variação.

Com relação ao ramo de perfumes, os produtos considerados para pesquisa são aqueles popularmente conhecidos para presentear. 

Um dos maiores contrastes foi detectado na marca Ferrari Black Eau de Teoilette 125 ml, na ordem de 111,37%. 

Foram apurados ainda alguns kits especiais para a ocasião, que podem também contribuir e ajudar na economia das compras. 

Outro cuidado indispensável é se orientar sobre trocas e sempre exigir a nota fiscal para eventual reclamação. 

Os valores com tabela comparativa podem ser consultados no site do procon.sp.gov.br   

Mais informações na sede atual, no Parque dos Pinhais, pelos tels. 3721-48623 ou 4757.


+ Serviços