Primavera será chuvosa e quente em todo o estado de São Paulo, dizem meteorologistas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 22 de setembro de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No estado de São Paulo a primavera começa chuvosa, com acumulados acima da média e condições para vários dias de tempo severo e tempestades

Primavera significa a estação do retorno da chuva regular e aumento do calor

 

O equinócio da primavera no Hemisfério Sul será às 16h21 do dia 22 de setembro. É o início astronômico da primavera que se estende até às 12h59 de 21 de dezembro de 2021, quando se inicia o verão.

Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera significa a estação do retorno da chuva regular e aumento do calor.

Em anos normais, no decorrer da estação, as pancadas de chuva à tarde e/ou à noite vão ocorrendo mais espontaneamente sobre áreas da Região Sudeste.

No estado de São Paulo a primavera começa chuvosa, com acumulados acima da média e condições para vários dias de tempo severo e tempestades com granizo, mas, termina com acumulados abaixo da média e as temperaturas mais altas.

Confira a previsão completa para primavera no estado de São Paulo:

Outubro

O início da primavera deve ser marcado por calor no estado de São Paulo. A chuva retorna na primeira quinzena de outubro, mas de forma irregular, com alguns períodos de temperaturas altas, principalmente em áreas do interior e norte do estado.

A partir da segunda quinzena do mês de outubro, a chuva toma forma, e as pancadas serão mais frequentes. Conforme a chuva regulariza o calor extremo também diminui.

O mês ainda será marcado por temperaturas altas, mas, não tão altas quanto à primavera 2020.

Novembro

O mês de novembro será marcado por temperaturas mais próximas à média, intercalando períodos quentes com períodos mais amenos.

A chuva fica entre a média e abaixo da média no Vale do Ribeira, leste de São Paulo e também sobre a capital paulista, com pancadas diminuindo de frequência e de intensidade ao longo do mês.

No norte do estado, são esperados vários dias de chuva forte, com grandes volumes acumulados.

Dezembro

A tendência para o mês de dezembro é de chuva regulares na primeira quinzena do mês em todo o estado.

Na segunda quinzena, as pancadas se tornam mais irregulares, com menos períodos de chuva e acumulados abaixo da média. As temperaturas também voltam ficar mais altas.

A previsão é que a primavera se encerre com chuva abaixo da média e temperaturas mais altas em todas as áreas do estado!

*Informações Climatempo


+ Tempo