Prestes a ser abandonado, cão idoso se agarra ao ex-tutor e tem a vida transformada

  • Nene Sanches
  • Publicado em 14 de fevereiro de 2024 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mulher não conseguiu ficar indiferente à situação e decidiu intervir, impedindo que o cão fosse encaminhado para a eutanásia

Conheça Seymour, um cão de 18 anos, cruzamento de american bully, que estava prestes a ser eutanasiado por sua antiga família, que não queria mais cuidar dele por causa de seus problemas de saúde.

Mas uma mulher chamada Chrissy o salvou no último minuto e lhe deu um novo lar, onde ele vive feliz e agradecido.

Um gesto de amor que mudou uma vida

Chrissy é a fundadora de Forgotten, Now Family, uma organização que oferece lar temporário para cães abandonados em Charlotte, Carolina do Norte.

Ela estava em um centro de animais para conhecer alguns cães que precisavam de ajuda, quando viu uma cena que partiu seu coração: Seymour, um cão idoso e doente, se agarrava à perna de seu antigo tutor, que o havia levado para ser eutanasiado.

Chrissy não conseguiu ficar indiferente e decidiu intervir. Ela impediu que o cadastro para a eutanásia fosse concluído e levou Seymour para sua casa, sem pensar duas vezes.

A protetora levou-o ao veterinário e descobriu que ele tinha vários tumores e infecções que precisavam de tratamento.

Ela pensou que poderia dar a Seymour alguns dias, semanas ou talvez meses de cuidados paliativos, muito carinho, comida e um local confortável para descansar. Mas para sua surpresa, Seymour se mostrou um cão forte e resistente, que já completou 13 meses na nova família.

Um cão grato e feliz

Durante todo esse tempo, Seymour demonstrou sua gratidão e felicidade por ter sido acolhido por Chrissy e seu filho, que se tornaram seus melhores amigos. Ele adora brincar no quintal em dias ensolarados e receber abraços e beijos.

“Seymour é o melhor que já existiu”, disse Chrissy ao site The Dodo. “Seu coração é tão gentil. Ele é o melhor amigo de todos.”

A família suspeita que seus 18 anos não foram nada fáceis, visto que foi “descartado” quando mais precisava dos antigos tutores. Por isso, eles estão empenhados em fazer todos os dias de Seymour como se fosse o último, porque nunca se sabe. Mas por enquanto, ele está firme e forte.

Na hora e no lugar certo

“Eu estava lá no momento certo e nossos corações estavam absolutamente destinados a existir”, disse Chrissy.

Em que casos a eutanásia é recomendada?

A eutanásia é um procedimento que provoca a morte de um animal de forma indolor e humanitária, quando ele sofre de uma doença incurável e que causa um sofrimento físico ou mental insuportável.

Eutanasiar um animal é uma decisão que deve ser tomada pelo médico veterinário, em conjunto com o tutor, levando em conta o bem-estar do animal e a qualidade de vida que ele pode ter.

Em alguns países e regiões, o procedimento pode vir a ser obrigatório em casos de animais que representam um risco à saúde pública, como os infectados pela raiva, uma doença fatal e transmissível aos humanos.

Segundo o portal Amo Meu Pet, a eutanásia não deve ser confundida com a obstinação terapêutica, que é a aplicação de tratamentos médicos desnecessários ou desproporcionais que prolongam a vida do animal sem aliviar seu sofrimento.

Nesses casos, é recomendado renunciar a essas intervenções e optar pelos cuidados paliativos, que visam proporcionar conforto e dignidade ao animal até o fim natural de sua vida.


+ Animais