Prefeitura de Franca realiza 1.500 castrações de cães e gatos no primeiro semestre

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 10 de julho de 2023 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para estimular a posse responsável e o controle populacional, a Prefeitura de Franca segue com o programa gratuito de castração de cães e gatos

Só no 1º semestre, foram realizadas mais de 1.500 castrações de animais em Franca

 

Para estimular a posse responsável e o controle populacional, a Prefeitura de Franca segue com o programa gratuito de castração de cães e gatos.

Neste primeiro semestre de 2023, foram realizadas mais de 1.500 castrações através do credenciamento de duas clínicas veterinárias da cidade.

Em média, foram castrados de 50 a 60 animais por semana, mediante prévio agendamento, em que o proprietário ou responsável do animal deve levá-lo e retirá-lo, após feito o procedimento cirúrgico.

A expectativa é seguir com o atendimento, proporcionando mais 1.500 castrações para o segundo semestre deste ano.

Os números significam que a Secretaria de Meio Ambiente terá feito, de 2021 ao final de 2023, mais de 8 mil castrações.

O serviço foi retomado por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, no início da gestão, fazendo parte da política de bem-estar animal.

Os recursos aplicados nas castrações são originários do orçamento próprio da Prefeitura e de emenda parlamentar.

Qualquer pessoa pode castrar gratuitamente seu animal. Basta levar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses no Canil Municipal de Franca.

Depois, o interessado receberá uma ficha com a designação da clínica, com as orientações para agendar o procedimento.

Além das castrações, a Prefeitura de Franca mantém convênio com o Hospital Veterinário da Universidade de Franca, para o atendimento a animais comunitários ou de rua, vítimas de acidentes, atropelamentos ou maus-tratos. Após os procedimentos, eles são levados ao Canil Municipal para se recuperarem.

O Canil Municipal de Franca está localizado na rua José Gianesela, 415, City Petrópolis. O espaço conta com vigilância 24 horas, câmeras de monitoramento, está passando por ampliação e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 10h30 e das 12 às 16 horas. Mais informações pelo telefone (16) 3703-9389.


+ Animais