Preço da carne pode cair com redução no ICMS: saiba como essa “mágica” pode ocorrer

  • Marcia Souza
  • Publicado em 22 de dezembro de 2021 às 13:00
  • Modificado em 22 de dezembro de 2021 às 13:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto de Decreto Legislativo prevê a redução do ICMS da carne e também de fertilizantes agrícolas

Algumas soluções caseiras e certeiras podem te ajudar a deixar a carne mais macia e saborosa

Projeto de Decreto Legislativo prevê a redução do ICMS da carne e também de fertilizantes agrícolas

Os deputados paulistas aprovaram ontem um projeto de decreto legislativo que poderá beneficiar diretamente a população do Estado. Eles autorizaram a redução das alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para carnes e fertilizantes.

Com a medida, diversos itens terão diminuição na base de cálculo do ICMS na entrada e saída, impactando diretamente o valor final dos produtos para o consumidor.

Para os insumos agropecuários foram reduzidos os percentuais das alíquotas aplicáveis a produtos como amônia, ureia, sulfato de amônio, adubos simples e compostos usados na agricultura e pecuária, com o objetivo de incentivar as vendas do setor.

Já no caso das carnes, a alteração permite que os frigoríficos e abatedouros paguem menos ICMS, impactando diretamente no valor final do produto. Mas há de se considerar, também, a oferta e a procura dos produtos no mercado.

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Vinicius Camarinha (PSB) celebrou a aprovação das medidas pelos parlamentares e destacou que a proposta trará um impacto positivo na vida da população paulista principalmente neste momento de crise.

“Quero agradecer pelos Projetos de Decreto Legislativo que tratam da diminuição de ICMS, reduzindo o imposto dos adubos e quase zerando o tributo da carne nos açougues, na ponta final, fazendo com que o custo de vida da nossa população não seja drasticamente atingido pela situação que nós vivemos”, disse.

As propostas acatadas pelos deputados ainda reduzem a alíquota de outros itens, como biodiesel, sucos de fruta e na fabricação de ônibus.