Precisando de energia? Experimente trocar o café por uma maçã!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 2 de outubro de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nutricionista explica por que a fruta é uma das melhores opções para aumentar o pique em momentos de cansaço

Além de mais saudável, a maçã fornece energia por mais tempo

 

O café é indispensável para lhe dar ânimo para encarar o dia? Que tal substituí-lo por uma maçã? Além de ser mais saudável, ela é rica em frutose, um carboidrato que fornece energia duradoura ao organismo, deixando quem a consome alerta por mais tempo.

Apesar de ser conhecido por combater o cansaço, o café proporciona uma energia imediata e momentânea, com picos rápidos, fazendo com que os adeptos da bebida recorram ao estimulante com bastante frequência ao longo do dia para manter o pique.

“Quando é adoçado com açúcar, um carboidrato de sacarose que não é tão saudável quanto o da próprio da fruta, ele proporciona uma explosão de energia repentina no organismo. Da mesma forma que essa energia entra rápido, ela também acaba rápido”, explica a nutricionista Cynara Oliveira, supervisora de Nutrição do Hospital Santa Lúcia.

Frutose

A frutose, por sua vez, é uma das moléculas mais simples da família dos carboidratos e está presente em todas as frutas. Além de combater a sonolência, o monossacarídeo oferece saciedade.

Na prática, qualquer fruta cumpriria o papel de aumentar a energia em momentos de cansaço, mas a maçã se destaca por ser uma fruta de fácil transporte e preço acessível.

Com vitaminas, antioxidantes, minerais e fibras, ela oferece vários benefícios ao organismo, entre eles proteção contra doenças cardiovasculares, pulmonares e diabetes. Também melhora a função intestinal e alivia as dores de estômago.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição